Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Agenda cultural - Ruas, praças e parques de Belo Horizonte

Descrição

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação  Municipal de Cultura, é responsável por gerir 17 centros culturais, seis museus, três teatros, dois centros de referência e também a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, além de uma rede de 22 bibliotecas e o tradicional cinema, Cine Santa Tereza.

Durante todo o mês, estes espaços culturais realizam em suas dependências uma série de atividades culturais das mais diversas áreas. Um prato cheio pra quem quer curtir um pouco da cultura mineira e se divertir. Nas próximas semanas, algumas destas ações culturais acontecerão também nas ruas, praças e parques da cidade.

Entre as atrações que poderão ser vistas nestes locais estão shows musicais e apresentações artísticas, oficinas e brincadeiras. Tudo gratuito!   

Confira a agenda logo abaixo e aproveite! 

Dia 9 de abril: Celebração dos 25 anos do Centro Cultural Alto Vera Cruz

Mostra “Conexão Cultural: 25 anos de Arte pela Vida”.

A programação especial tem como objetivo valorizar a história e as expressões artísticas do território Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras (território L4), com shows de artistas belo-horizontinos como Cacá Gualberto, Bereta, Du Gordo, Legusta e os grupos ZLOST e Setor, além da realização de graffiti ao vivo com os artistas Wanatta, Patty_ owsei, Pedro CRIA e Lucas Alfa (Taquaril). O evento tem realização do Circuito Municipal de Cultura em parceria com os Centros Culturais em Rede e tem entrada gratuita.

Horário: a partir das 14h

Local: na Praça Padre Marcelo, conhecida como Praça do Posto.

Dia 9 de abril: Cultura na Praça 

Ações integradas com música e recreação. Serão jogos de tabuleiro, mostra de bordado e artesanato. A ideia é possibilitar o incentivo e fomento à cultura popular, a vida comunitária, a oferta de recreação e atividades infantis, o acesso a livros e demais linguagens artísticas.

Horário: das 10h às 14h 

Local: Centro Cultural Bairro das Indústrias desenvolve na Praça Bom Pastor. 

Semanal - Encontro Brinquedos e Brincadeiras 

Os encontros, promovidos pela Escola Livre de Arte Arena da Cultura, são voltados para crianças e familiares, que vivenciam as brincadeiras populares e também aprendem a confeccionar brinquedos. As atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. 

Na Praça Padre Marcelo (às quartas-feiras) 
Na Praça do Conjunto IAPI (às sextas-feiras)
Das 17h às 18h30

Na Praça do Zilah Spósito (às sextas-feiras) 
das 16h30 às 18h 
Atividade vinculada ao Centro Cultural Zilah Spósito

No Parque Lagoa do Nado (aos domingos) 
Das 10h às 11h30. 
Atividade vinculada ao Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado 

Mensal: Caminhos Arquitetônicos - caminhadas na Pampulha

Na Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promovem o “Caminhos Arquitetônicos”. Trata-se de uma caminhada pela Orla da Lagoa da Pampulha,  mediada por educadores destes dois espaços culturais, na qual os participantes interpretam a paisagem da Pampulha e exploram o território e seus aspectos históricos, arquitetônicos, paisagísticos, artísticos e naturais. 

As caminhadas organizadas pelo Museu Casa Kubitschek acontecem no segundo sábado de cada mês (exceto feriados), às 10h, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br. 

Já as caminhadas organizadas pela Casa do Baile acontecem na última quarta-feira do mês (exceto feriados), às 14h, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br. 

Acesse informações também no Portal da PBH. 

 

Horários
a
Acesse a programação para conferir as datas, horários de locais.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar