Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Junho 2022 - Centro Cultura São Geraldo

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural São Geraldo logo abaixo.

As atividades presenciais do Centro Cultural estão suspensas até o dia 2 de julho de 2022. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato por e-mail: ccsg.fmc@pbh.gov.br 


Artes Visuais
  • Exposição Pretas no Branco

A exposição PRETAS NO BRANCO foi idealizada pelo artista negro Márcio Silva em colaboração com Chay Miguel, Kelly Camillozzi, Camila Sampaio, Fabiana dos Santos e Francielle Calegario. Este é um projeto de intervenção artística e cultural negra que propõe à criação de uma série fotográfica artística com mulheres negras de BH e região metropolitana que trata sobre identidade, empoderamento, poder, violência contra a mulher negra, beleza, autoestima, transição capilar, afeto, autoconhecimento e protagonismo
Classificação Indicativa: livre
No horário de funcionamento do Centro Cultural.

Literatura
  • Divertistórias

Narração de histórias diversas da tradição oral. Apresentação composta por momentos lúdicos e poéticos, voltada para todas as idades. Com Samuel Medina. 
Público: livre
Dia 11, sábado, das 15h às 16h

Multiáreas
  • Farol Cultural – Iluminando trajetórias - ATIVIDADE VIRTUAL 

Vídeo de registro do sarau presencial comemorativo da transição da Patrulha Poética para o Farol Cultural, referente ao isolamento pandêmico, à retomada das atividades presenciais e a como a arte e a cultura fluíram durante esses tempos difíceis. Parceria: Coletivo Arte Livre. 
Classificação indicativa: livre
Como acessar: Canal FMC no Youtube
Dia 20, segunda, das 12h às 13h

  • Festejos da Fé - Do interior de Minas a Belo Horizonte 

​​​
Palestra sobre a ampliação e reedição do livro Festejos Tradicionais Mineiros, publicado em 2011, que contemplou os principais eventos religiosos e de tradição do estado. Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Projeto 0246/2021
Classificação indicativa: livre
Dia 22, quarta, das 16h às 17h

  • Cobertura Colaborativa Mostra Circense 2022 - ATIVIDADE VIRTUAL 

Cobertura referente ao Dia Nacional do Circo pelos alunos da oficina de Circo e Direitos Humanos do CCSG, coordenada pela ONG Circo Belô. Parceria: Oficina de Circo e Direitos Humanos CCSG e Escola Estadual Walt Disney. 
Classificação indicativa: livre
Como acessar: Canal FMC no Youtube
Dia 21, terça, das 18h30 às 19h30

  • Estamos por Detrás do Muro

O projeto une duas linguagens artísticas distintas – artes visuais e música –, mas com poéticas semelhantes, em um processo colaborativo entre os artistas W Mota e Celso Moretti. A proposta é realizar exposição de obras de W Mota, pocket show de Celso Moretti e uma roda de conversa entre os dois artistas, sobre o processo criativo de cada um. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Projeto 0674/2020. 
Classificação Indicativa: livre
Dia 25, sábado, das 14h às 17h

  • Exposição Literária Farol Cultural – Iluminando trajetórias

Exposição dos textos que compuseram o sarau presencial comemorativo da transição da Patrulha poética para o Farol Cultural, em referência ao isolamento pandêmico, à retomada das atividades presenciais e a como a arte e a cultura fluíram durante esses tempos difíceis. Parceria: Coletivo Arte Livre. 
Classificação Indicativa: livre
Durante o horário de funcionamento da Biblioteca

Serviços
  • Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br. 
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h

  • Telecentro

Acesso livre à internet para estudos e pesquisas. 

  • Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local - ATIVIDADE PRESENCIAL E VIRTUAL 

Reunião de artistas, produtores e frequentadores dos Centros Culturais, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em seus territórios. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade. 
Público: a partir 14 anos 
Inscrições: via e-mail (virtual) 
Dia 23, quinta, das 19h às 21h


Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais

Horários de funcionamento presencial:

  • Terça a sexta, das 9h às 19h
  • Sábados: das 9h às 17h
  • De terça a sexta, a Biblioteca funciona até as 18h 
Horários
a
Consulte a programação para verificar as datas, horários e como se inscrever nas atividades.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar