Leandro e Romário, dupla sertaneja
Divulgação

Leandro e Romário são atração do primeiro fim de semana do Arraial de Belo Horizonte

A 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte ocupa a Praça da Estação neste fim de semana com shows diversos. No sábado (30), a dupla Leandro e Romário sobe ao palco. E na noite de domingo (31), uma atração nacional se apresenta: a cantora sertaneja Lauana Prado. Todos os dias com entrada gratuita. 

O evento conta, ainda, com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, shows regionais e a criatividade da culinária mineira na Vila Gastronômica. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e Instituto Periférico, o festejo neste ano recebe também o Concurso Nacional de Quadrilhas, tornando-se o centro das atenções da cultura junina nacional. Serão três finais de semana seguidos na Praça da Estação, que vão preencher a capital mineira com muita cultura, folclore, diversão e alegria.

Na sexta-feira (29), a partir das 19h, teremos a apresentação do sanfoneiro Sérgio Saraiva. Em seguida, cinco quadrilhas entram em cena disputando o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso. Ao final da competição, a cantora sertaneja Raquel Lídia sobe ao palco principal.

No sábado (30), a festa começa mais cedo, a partir das 14h, com dez quadrilhas do Grupo de Acesso que se apresentarão nos tablados. No palco, a partir das 23h30, o show será com a dupla sertaneja Leandro e Romário.

A programação do primeiro fim de semana do 43° Arraial de Belo Horizonte se encerra no domingo (31). Nove quadrilhas disputam o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso e a cantora Lauana Prado promete fechar o evento com chave de ouro, com sucessos como ‘Cobaia’ e ‘Primeiro Eu’.

Concurso de Quadrilhas

As 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal serão avaliadas por uma comissão junina que julgará os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. Assim como nas outras edições do concurso, os quatro primeiros classificados do Grupo de Acesso do ano anterior passam a compor o Grupo Especial e os quatro últimos colocados neste último passam a compor o Grupo de Acesso. A apuração do Grupo de Acesso será realizada no dia 2 de agosto, e a do Grupo Especial no dia 9 de agosto. Ambas irão ocorrer no Coreto do Parque Municipal, às 14h.

Gastronomia

Uma Vila Gastronômica será montada nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. No espaço, alunos de cinco universidades comercializarão suas receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino.

Em parceria com a Abrasel, foi lançado também o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte, com a participação bares e restaurantes que estão vendendo pratos com receitas tipicamente juninas até o dia 14 de agosto. 

Programação completa

29 de julho (sexta-feira): 

20h Concurso Municipal de Quadrilhas - Grupo de Acesso
23h20 Show com Raquel Lídia

30 de julho (sábado): 

17h30 Concurso Municipal de Quadrilhas - Grupo de Acesso
23h30 Show com Leandro e Romário

31 de julho (domingo): 

16h30 Concurso Municipal de Quadrilhas - Grupo de Acesso
22h Show com Lauana Prado

O metrô funcionará com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 1h30 no sábado e domingo e até 00h30 na segunda-feira. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.