O Arraial - História do Arraial

Content Builder

O CAMINHO DA ROÇA

 

O Arraial de Belo Horizonte teve sua primeira edição em 1979 e é um dos responsáveis por manter viva a tradição e a cultura dos festejos juninos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

 

Conheça essa história!

BALANCÊ – AS QUADRILHAS

 

A quadrilha junina tem origem francesa e foi muito popularizada no Brasil. Trata-se de um estilo de dança folclórica coletiva, típico das festas juninas, que acontecem nos meses de junho e julho. Atualmente, as quadrilhas são comuns em escolas e festividades, mas existem concursos em todo o país, com critérios rigorosos e grupos que se mobilizam especialmente para essas apresentações.

Nas regiões Sul e Sudeste do país, o Arraial de Belo Horizonte está entre os maiores e reúne cerca de 40 quadrilhas a cada edição. No concurso da capital mineira, é necessário ter um marcador, um casal de noivos, dançarinos – sempre em pares, damas e cavalheiros – e figurantes, com no mínimo 25 e no máximo 65 integrantes, além da equipe de apoio.

Conheça as quadrilhas do Grupo Especial, formado pelas 10 melhores colocadas na última edição, de 2019. E das 4 melhores classificadas do Grupo de Acesso, também em 2019.

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DA ÚLTIMA EDIÇÃO

 

Arraial - Galeria de fotos