Dia Mundial do Turismo 2021
Divulgação/Belotur

Dia Mundial do Turismo: responsabilidade, renovação e resiliência em Belo Horizonte

Houve quem tirou férias dentro da própria cidade. Quem aproveitou a tecnologia para ter experiências diferentes. Quem viajou para se isolar. Quem buscou a natureza para aliviar as tensões. E muitos que escolheram destinos mais próximos e mais seguros. Em qual perfil de turista 2020-2021 você se encaixa? 

Seja ele qual for, você, leitor, é um exemplo de como o dinamismo do setor turístico permaneceu vivo, mesmo durante a pandemia mundial de Covid-19 e seus impactos para a sociedade como um todo. Durante esse período de perdas e isolamento, esse dinamismo se apoiou em três grandes “Rs”: responsabilidade, renovação e resiliência.

No Dia Mundial do Turismo 2021 (27/9), o blog do Portal Belo Horizonte lembra a data com um agradecimento a todos os viajantes que confiaram nesses três Rs e mencionaram Belo Horizonte como um dos 21 destinos brasileiros mais desejados para 2021, de acordo com o relatório Tendências de Mercado 2021, elaborado pelo Ministério do Turismo. 

Vem com a gente para saber mais sobre essas tendências e o que você tem a ver com tudo isso!

Responsabilidade

Mesmo diante de uma melhora dos indicadores sanitários e do avanço da vacinação, os viajantes continuarão priorizando destinos que adotam medidas adequadas, com controle de aglomerações e protocolos de biossegurança claros. Segundo pesquisa realizada pela plataforma Booking, 91% dos turistas “tomarão mais precauções” e “81% só vão reservar a hospedagem se tiverem clareza das medidas de higiene e saúde adotadas”.

Na mesma direção seguem as viagens para destinos perto de casa e experiências turísticas dentro da própria cidade. A chamada “staycation”, ou seja, a escolha de hospedagem e atrações turísticas no município de moradia ou imediatamente adjacentes tornou-se realidade. Em levantamento da plataforma AirBnb, 62% das pessoas disseram estar interessadas nesses destinos hiperlocais. Além disso, viajar de carro, alugado ou próprio, em um raio de até 300 km, é uma tendência que não vai desaparecer, em busca da segurança e menor exposição.

O exercício da responsabilidade está também no olhar cuidadoso para o público atual do turismo, na medida em que a idade média da população aumenta, a expectativa de vida cresce, o público feminino conquista cada vez mais espaços como consumidoras e profissionais e a diversidade exige qualidade, equidade e respeito.

Renovação

Parque Municipal, centro de Belo Horizonte
Parques urbanos: proximidade com a natureza

Renovar-se tornou-se sinônimo não só de atualizar-se a partir do novo, mas também de adaptar-se e reinventar-se. Algumas mudanças que já vinham acontecendo em vários países, mesmo antes da pandemia, consolidaram-se. É o caso do trabalho remoto e do ensino a distância, que podem ser feitos de qualquer lugar e favorecem a multiplicação dos nômades digitais. 

De acordo com a AirBnb, 83% dos entrevistados são a favor de buscar outro espaço, fora de casa, como parte do trabalho remoto. Já no levantamento da Booking, 43% dos brasileiros afirmam que o lugar reservado para uma hospedagem deve oferecer condições para o trabalho remoto.

Uma forma de “renovação” também está em alta: destinos de natureza ou com foco no turismo rural. O isolamento social representou muita tensão, mas também intensificou o desejo de realizar atividades como caminhadas e trilhas ao ar livre. Entre os entrevistados do Booking, 59% pretendem ir para um destino que ofereça proximidade com a natureza.

Esse “R” chega também na forma de experiências digitais e do aperfeiçoamento de tecnologias aliadas ao turismo. Quer exemplos? Sistemas virtuais reduzem a necessidade de contato humano direto, ampliando a sensação de segurança; enquanto a aviação elétrica é uma alternativa para redução das emissões de carbono no setor. A sustentabilidade e o impacto positivo das viagens também é uma preocupação que vem se consolidando entre os turistas.

Resiliência

Ao mesmo tempo em que o turismo foi um dos setores mais afetados pela crise sanitária, sua cadeia produtiva mostrou-se também uma das mais resilientes. Desafios foram identificados de forma ágil e novos hábitos foram rapidamente incorporados. Segundo nota técnica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada no último dia 14 de setembro, o volume mensal de receitas do setor em julho foi o maior desde março de 2016. Apostando na recuperação, o turismo registrou menor perda mensal em 16 meses e o primeiro saldo positivo de postos formais de trabalho desde o início da pandemia.

Cresceu também a flexibilidade e a transparência nas compras de viagem, com políticas de cancelamento, reagendamento e reembolso compatíveis com um cenário de incertezas e viagens de última hora. Os destinos turísticos, ao mesmo tempo em que direcionaram seus esforços para a atuação de combate à Covid-19, buscaram atuar colaborativamente com o setor para manter sua competitividade e qualificação. A união em face das adversidades gerou novos modelos de atuação, construindo cada vez mais pontes até chegar ao que você, viajante, deseja, do marketing à experiência do consumidor, passando pela operação com qualidade e a sustentabilidade.

Belo Horizonte, que já está entre as dez cidades brasileiras com mais certificações de Turismo Responsável (Ministério do Turismo-2021), agora dá um novo passo: o lançamento do Belo Horizonte Receptiva - Programa de Qualificação e Apoio à Comercialização do Destino. A proposta é atuar de forma articulada com as operadoras de turismo e agências de receptivo, guias de turismo e demais prestadores de serviços de modo a aproximar os ambientes de negócios relacionados às ofertas, produtos e experiências turísticas, qualificando e apoiando sua inserção e comercialização competitiva. Saiba mais aqui!

Sobre o Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, foi criado para destacar o valor social, cultural, político e econômico da atividade e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Em 2021, a Organização Mundial do Turismo (OMT) definiu como tema “Turismo para um crescimento inclusivo”.