Cine Theatro Brasil Vallourec
Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotur

Cine Theatro Faz Aniversário: 90 Anos de História

É praticamente impossível passar cruzar a Praça Sete e não reparar o edifício abaulado de letreiro vermelho que fica na esquina da Avenida Amazonas, do lado em que ela forma, junto com as ruas Espírito Santo e Carijós, um dos quarteirões fechados da região. Quem passa por ali todos os dias pode até não olhar para cima toda vez para admirar a beleza do prédio, mas com certeza já se impressionou em algum momento com aquele cantinho que coleciona histórias. Na verdade, de diminutivo o espaço não tem nada. O Cine Theatro Brasil Vallourec é um gigante em todos os aspectos!

Inaugurado em 1932, o edifício é um marco na cidade de Belo Horizonte e completa 90 anos em 2022, no dia 14 de julho. O projeto, idealizado pelo arquiteto Alberto Murgel, visava a construção de um grande centro cultural para abrigar diversas formas de expressão artística. E assim foi. Teatro, cinema, música e muitas outras artes ocuparam o espaço, que recebeu ainda salas comerciais, o tradicional Bar Brasil e o primeiro Restaurante Popular da capital, inaugurado em 1952.

Praça Sete
Divulgação/Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

O Cine Brasil representa o pioneirismo do estilo Art Déco na arquitetura da capital e se tornou um ícone importante para a cultura belo-horizontina. Seguindo as características do estilo, sua estrutura, seus vitrais, janelas, lustres e pisos, seguem uma padronização: os detalhes são formados por figuras geométricas, na maioria das vezes em linhas retas, que se espelham simetricamente nos dois lados do edifício. A ponta abaulada se explica pela intenção de projetar um edifício no formato de um navio. 

Não apenas o primeiro edifício com influência dessa importante vertente arquitetônica francesa, o Cine Theatro Brasil foi, por muito tempo, o maior arranha-céu de BH. A vista de seu terraço era tão majestosa, que as pessoas pagavam ingressos apenas para poder subir até o topo e contemplar a paisagem, o pôr do sol e a Serra do Curral. Por causa deste edifício, Belo Horizonte se tornou uma das cidades referência em Art Déco no Brasil . 

Para comemorar esse quase um século de história, o Cine Brasil programou um dia de atrações gratuitas compatível com sua diversidade artística, com música, teatro e cinema, além de visitas guiadas e educativas.

Acesse o link para ficar por dentro das informações.