Livro digital “Dos sabores aos saberes” traça panorama da gastronomia em Belo Horizonte e Minas Gerais
Marcella Pio | Unsplash

Dica de leitura: livro digital “Dos sabores aos saberes” traça panorama da gastronomia em Belo Horizonte e Minas Gerais

A gastronomia encanta não só amantes da boa comida e profissionais da área. Ela motiva também pesquisadores, que investigam a tradição, a identidade e a sabedoria que existem por trás de cada prato.  Algumas dessas pesquisas estão no livro digital "Dos sabores aos saberes: discussões acerca da gastronomia em Belo Horizonte e Minas Gerais”, que reúne artigos acadêmicos que traçam um panorama atual do setor gastronômico da nossa região. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui: bit.ly/saboressaberes 

Nos sete capítulos do livro digital, você saberá mais sobre os projetos, ações e propostas que foram responsáveis pela escolha de Belo Horizonte como uma das cidades criativas da Unesco, em outubro de 2019. Poderá conhecer também uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Belo Horizonte sobre a percepção do morador belo-horizontino em relação ao setor gastronômico da cidade. 

Nos artigos seguintes, os temas são o uso do queijo mineiro na cozinha contemporânea; o conceito de comfort food na culinária mineira e sua relação com o turismo na cidade; o processos de inovação tecnológica em microcervejarias da cidade; a memória afetiva e sua relação com a culinária típica mineira e ainda a receptividade característica da comunidade mineira e sua gastronomia.

Belo Horizonte: Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

A elaboração desse material foi um dos projetos apresentados pela Belotur durante a candidatura de Belo Horizonte à Rede de Cidades Criativas da Unesco, pela Gastronomia. Em outubro de 2019, a capital recebeu a designação e passou a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte foi eleita para uma das duas vagas destinadas ao Brasil, ao lado de Fortaleza, designada no campo criativo Design.