Curadora de Inhotim, Julieta González é a próxima convidada do Bolsa Pampulha
Inhotim/Divulgação

Curadora de Inhotim, Julieta González é a próxima convidada do Bolsa Pampulha

Programa de residência artística do Museu de Arte da Pampulha (MAP) promove palestra com entrada gratuita no Museu da Moda (MUMO)

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Viaduto das Artes, dá continuidade à programação de atividades presenciais e abertas ao público que integram a 8ª edição do Bolsa Pampulha, iniciativa do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ao longo do programa de residências artísticas do MAP, várias palestras, mesas redondas e encontros com artistas estão sendo realizadas, de forma a incentivar e instigar a produção artística local. O próximo evento recebe a curadora e diretora artística do Instituto Inhotim, Julieta González. O encontro ocorre no dia 23 de maio, às 19h, no Museu da Moda (MUMO), com entrada gratuita. Outras informações podem ser encontradas no site pbh.gov.br/bolsapampulha.

O encontro

Uma das características marcantes do Bolsa Pampulha é seu caráter formativo, por isso a convidada desta edição é Julieta González, atual curadora e diretora artística do Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo e expoente internacional no cenário da arte contemporânea. Na oportunidade, Julieta irá compartilhar sua experiência no Inhotim, planos futuros para o museu, além de falar sobre importantes projetos curatoriais por ela desenvolvidos em museus, como Tate Modern, Museu Tamayo e MASP. 

Julieta González é curadora e pesquisadora que trabalha na intersecção da antropologia, cibernética, arquitetura, ecologia, ambiente construído e artes visuais. Ocupou cargos de curadoria na Tate Modern, Museo Tamayo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), The Bronx Museum, Museo de Bellas Artes de Caracas, entre outros, e atualmente é Diretora Artística do Instituto Inhotim. Ela organizou e co-organizou mais de 60 exposições, incluindo pesquisas com os artistas Juan Downey, Jaime Davidovich, Franz Erhard Walther, Stephen Willats, Rita McBride, Jac Leirner, Gego, Lina Bo Bardi e Francisco Brennand, bem como vários grupos de pesquisa exposições, entre as quais Memórias do Subdesenvolvimento, que pesquisaram as primeiras instâncias da estética decolonial na América Latina. Julieta estudou arquitetura em Caracas e em Paris entre 1986 e 1993. Possui mestrado em Estudos Culturais e Teoria Crítica pela Goldsmiths, University of London (2013), e foi fellow em estudos de curadoria no programa Helena Rubinstein, do The Whitney Museum.

SERVIÇO:

Bolsa Pampulha - Diálogos Museu de Arte da Pampulha

23 de maio, às 19h

Palestra com Julieta González

Museu da Moda (MUMO): Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte.

Entrada gratuita