Ambulantes - Carnaval 2023

Descritivo


ATENÇÃO! O prazo de entrega de credenciais de Ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2023 está encerrado

Os vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval de Belo Horizonte 2023 puderam retirar as credenciais entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 2023, na Secretaria Municipal de Educação. Esse prazo não será estendido e não há novo local para a retirada do documento. Dessa forma, quem não buscou as credenciais na data informada, não poderá atuar formalmente como ambulante da edição de 2023 do Carnaval de Belo Horizonte. 

A credencial é pessoal e intransferível e dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre os dias 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos Blocos de Rua. Junto com o documento, os trabalhadores receberam material com orientações sobre as regras para atividade comercial durante a folia, dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras. 

Os vendedores ambulantes estão proibidos de vender alimentos, bebidas em garrafas de vidro e fracionadas (em doses). É também vedada a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante todo o período de trabalho, eles devem usar a credencial em local visível e portar um documento de identificação com foto. O descumprimento destas e outras regras previstas no regulamento pode levar à perda do direito à comercialização. 

Quantidade e perfil dos ambulantes

Em 2023, o número de vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval foi de 16.117 pessoas. Um crescimento de, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020, em que foram registrados 14.694. Os números são do Observatório do Turismo de Belo Horizonte.

O investimento médio dos ambulantes na compra de mercadorias será de R$1.800,00. Eles esperam faturar R$4.500,00 com as vendas no carnaval. Além do número de ambulantes e expectativa de investimento, a pesquisa mapeou outras informações sobre o perfil das pessoas que se cadastraram. Cerca de 27% delas buscaram o registro pela primeira vez. 

Sobre o perfil demográfico, a média de idade dos inscritos é de 42 anos, sendo que 41% deles têm entre 30 e 45 anos. Entre os cadastrados, 45,7% se identificam como do gênero masculino, 41,2% como feminino e 13,1% não responderam.