Eventos /  Circuito la la-ticket green  /  Cultural

"Circuito da Diversidade" acontece no Centro Cultural Salgado Filho

Descrição

O “Circuito da Diversidade” acontece do dia 30 de janeiro a 12 de fevereiro no Centro Cultural Salgado Filho, a entrada é livre e gratuita. Confira a programação:

Oficina de criação de histórias inclusivas com Tina Descolada
30/01, das 9 às 11h:

Oficina de criação de histórias inclusivas com a influenciadora digital, pró diversidade e inclusão, Tina Descolada (BH), integra a Programação “Circuito da Diversidade” do Circuito Municipal de Cultura, em formato presencial. Haverá contação de histórias aberta ao público ao final da oficina. 

O projeto busca proporcionar o desenvolvimento da educação inclusiva e despertar o potencial criativo dos participantes, partindo das habilidades que cada um traz consigo e utilizando da imaginação e seus conteúdos internos para auxiliar no processo de crescimento humano. 

Tina Descolada é uma jovem cadeirante que surgiu do imaginário para promover a inclusão e colaborar na identidade visual positiva dos que são vítimas de preconceito e discriminação. A personagem e agente de inclusão,  foi idealizada pela psicóloga e fotógrafa Marta Alencar (BH), em junho de 2012. 

Vagas: 40

Inscrições: sem inscrição prévia, sujeito à lotação 

Classificação: livre

Abertura Exposição Irmãos Mamedes
30/01, das 11h às 11h30:

Acontece a abertura da exposição das obras dos Irmãos Mamedes que será realizada com fala dos artistas.

De um quintal em Venda Nova para os mais fantásticos universos, os desenhos dos Irmãos Mamedes nos transportam para imaginários cheios de criaturas mágicas, monstros, heroínas e vilões - personagens criados pelos três jovens diagnosticados com síndrome de Asperger, que encontraram na arte sua forma de expressão e sua chave para interação com o mundo. As obras são feitas em grandes formatos, com giz de cera sobre papel e apresentam composições sofisticadas com uso de angulações, perspectivas e dinamismo, frutos de muita prática e observação. Além de utilizarem a mesma técnica, os jovens artistas dividem um mesmo ateliê, improvisado no quintal de casa pelos pais, Walter da Cruz e Luzinete Mamedes, que dedicam suas vidas ao suporte dos três filhos. 

A exposição que integra a programação “Circuito da Diversidade” pode ser conferida até o dia 12 de fevereiro.

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Horário da visitação: Quartas, quintas e sextas, das 12h às 20h | Sábados, das 9h às 17h | 1º Domingo do mês, das 9h às 17h

Pocket Show Forró Cabra Cega
30/01, das 11h30 às 12h

Show do grupo Forró Cabra Cega (BH), integra a Programação “Circuito da Diversidade” do Circuito Municipal de Cultura.  O grupo Forró Cabra Cega, formado exclusivamente por músicos portadores de deficiência visual e remanescente das bandas Forró no Escuro e Bão Dimais, sempre teve como bandleader e mentor Jerônimo Rocha. São mais de 20 anos. Propõe um show com emoções únicas de um repertório de forró cuidadosamente formado por grandes sucessos que vão do mestre Gonzagão, Dominguinhos, Anastácia, Geraldo Azevedo, Alceu Valença até releituras de compositores mineiros e canções autorais. 

Entrada: gratuita e sem retirada de ingressos

Classificação: livre

Bora Cantar Diversidade
12/02, às 10h

Apresentação musical do Coro "Bora Cantar Diversidade"(BH) encerra a programação “Circuito da Diversidade”.

"Bora Cantar Diversidade" é um coro inclusivo e diverso, onde todo mundo canta, seja pessoa com deficiência, doença rara, de qualquer idade, gênero, raça ou classe social. A participação dispensa formação musical prévia, fundamental é o desejo de cantar. A diversidade agrega pessoas de diferentes origens, subjetividades, profissões e campos de conhecimento.

Entrada: gratuita e sem retirada de ingressos

Classificação: livre

 

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Você também pode se interessar