Arte gráfica em tons de rosa, amarelo, branco e preto com os dizeres: Batalha de MCs, Selecionados, logo Circuito Municipal de Cultura
Selecionados Batalha de MCs

Conheça os selecionados para a Batalha de MCs do Circuito Hip Hop

O Circuito Municipal de Cultura anuncia nesta terça-feira, 2 de novembro, os 13 (treze) MCs selecionados, por meio de inscrições, para a primeira edição da Batalha de MCs temática, que acontecerá presencialmente no Circuito Hip Hop, durante o mês de novembro. Batalha de MCs é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). A ação tem como objetivo estreitar os laços com os MCs e as MCs da cidade, dar a eles mais visibilidade e apresentar ao público mais deste cenário cultural.

As primeiras fases da Batalha (oitavas e quartas de final) acontecerão PRESENCIALMENTE no Centro Cultural Urucuia, na Regional Barreiro, dia 7/11, às 15h. A semifinal e a grande final acontecerão PRESENCIALMENTE no Teatro Marília, dia 14/11, às 16h. Cada batalha acontecerá entre dois concorrentes e ao final o vencedor é escolhido por votação do júri (2 votos) somado ao voto do público presente (1 voto). Para o acompanhamento e avaliação das batalhas presenciais, o júri será composto por: um(a) indicado(a) do Centro Cultural Urucuia (FMC) e outro(a) do Fórum do Hip Hop, além do voto do público.

Todas as batalhas do evento são temáticas e devem ser inspiradas na obra de Conceição Evaristo, suas temáticas e reflexões. Os MCs e as MCs selecionados irão receber textos de referência para estudo prévio. O formato das Batalhas será de um round de um minuto para cada MC, rimando sobre a mesma proposta temática e no mesmo beat/instrumental. Caso haja empate será realizado mais um round no estilo bate-volta sobre um desdobramento da temática principal.

O vencedor e os outros três finalistas receberão um prêmio em dinheiro como forma de incentivo à produção cultural, fortemente impactada em razão do necessário distanciamento social para a contenção da pandemia da Covid-19. O vencedor ou vencedora, será conhecido, no dia 14/11, a partir das 16h, no Teatro Marília. A Batalha de MCs conta com a discotecagem do DJ Preto C, nos dois dias de evento, e para o último dia receberemos o DJ KL Jay, do Racionais MCs, discotecando na abertura e encerramento da final da batalha.

Os selecionados serão contatados pela produção do Circuito Municipal de Cultura para a realização das próximas etapas. 

Nesta primeira seleção, foram escolhidos 13 (treze) MCs segundo os critérios técnicos: flow, criatividade, métrica e conteúdo. Foi observada também a diversidade de regionais a serem atendidas e diversidade de gênero.  Visando esse último critério foram convidadas 3 MCs: Colombiana, Fanny e Nega Ruiva. A comissão de seleção contou com Letícia Fox, representante do Fórum Hip Hop; Dmorô, Jurado do Duelo de MCs, organizado pela Família de Rua; e os representantes do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), Amazonita e Monge MC. Até o dia 29 de outubro, todos que quiseram participar puderam publicar vídeos fazendo uma rima de improviso em suas páginas pessoais no Instagram e no Facebook, seguindo as orientações do Circuito para as inscrições. 

Conheça os selecionados e selecionadas (em ordem alfabética):

Balrog

Banksy

Dias

Edr 

Flou

KZ

LB

Logus

Lucca Mc

Magu

MZS

Noial

Wad

 

Acompanhe a programação completa do Circuito Municipal de Cultura pelas redes sociais InstagramFacebook e YouTube.