Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

1ª Mostra CRDançaBH

Descrição

A 1ª Mostra CRDançaBH, que acontece de 16 a 22/11, é uma celebração de uma conquista para a cidade de Belo Horizonte. Celebração de um Centro de Referência da Dança que inaugurou em 2019, mesmo atravessando vários obstáculos, e hoje vem sendo ocupado pela classe artística e pelo público.

A curadoria foi feita pelo Comitê Gestor do CRDançaBH, para que contemple e dê visibilidade a diversidade de trabalhos produzidos na cidade. Fomentar a produção local da cidade, criar espaço de interlocução/diálogo entre os artistas de Belo Horizonte e outras cidades, estados e países. A proposta é que a Mostra aconteça todo ano, para que auxilie na formação de público para a dança, ocupando o CRdançaBH, os Teatros e espaços públicos, além dos Centros Culturais como estratégia de descentralização.

A abertura com o "Potência de Vida - Baby Mesquita - Baile e Exposição", propõe uma aproximação com este estilo e ao mesmo tempo, uma homenagem a Baby Mesquita, falecida este ano, que tanto contribuiu para a dança desta cidade. Incluímos as juventudes, com uma "Batalha Show", que promove o encontro do Passinho Foda do Rio de Janeiro e o Passinho de BH.

O diálogo entre a tradição e contemporaneidade está na proposta de artista no "Encontro de Danças de Matrizes Africanas". Uma conversa dançada entre dançarinos que atuam na cidade de Belo Horizonte. O "Criação Grafitte" na parede externa do CRDançaBH vem do desejo de deixar rastros dessa primeira ocupação do Centro de Referência. A mesa de conversa: a formação em dança clássica no tempo presente, tem como objetivo entender a transformação da dança clássica como base de treinamento para a construção de bailarinos clássicos e dançarinos contemporâneos.

Confira a programação completa!

Dia 16 a 18/11, quarta a sexta-feira, de 14h às 17h

Estudo de Uma Dança na Contemporaneidade
Um dos objetivos desse encontro / estudo é repensar e praticar outras possíveis lógicas no processo criativo, de forma horizontalizada, a partir das demandas de seus participantes; onde o corpo é dispositivo e ferramenta para expor múltiplas visões de mundo. O encontro será ministrado pelo bailarino, diretor coreográfico, criador, intérprete, professor e pesquisador em dança contemporânea Tuca Pinheiro no Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDançaBH, nos dias 16 a 18/11, de 14h às 17h.
Número de vagas: até 25 vagas
Perfil do público: Artistas da dança que estejam em sintonia com o perfil do evento. E estão interessados em discutir e praticar a dança como área do conhecimento humano.
Forma de seleção: Google Forms com envio de carta de intenção. Ou seja, que os interessados manifestem nessa carta o que motivou cada um deles a estarem participando dessa residência.
Quanto: Gratuito
Inscrição: até 10/11, através deste link.

Dia 16 a 18/11, quarta a sexta-feira

Criação Grafitte
Atividade artística realizada na parede externa do CRDançaBH que aparece com o desejo de deixar rastros dessa primeira ocupação do Centro de Referência como espaço público de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança de Belo Horizonte. O tema do grafitte será definido pelas artistas convidadas, Gabriella Biga e Fênix, em conversas com o Comitê Gestor do CRDançaBH, conjuntamente com a Comissão de Programação do Circuito Municipal de Cultura. A atividade acontecerá durante os dias 16 a 18/11.
Onde: Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH - Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia, Belo Horizonte
Quanto: Gratuito

Dia 16 a 18/11, quarta a sexta-feira, de 9h às 12h

Todo Mundo Pode Dançar - oficina de dança para pessoas com e sem deficiência
Esta é uma oficina destinada para um público diverso, pois visa reunir pessoas com modos singulares e diferenciados de estarem no mundo. Com base nos princípios do método DanceAbility, nos moveremos a partir da sensação, relação, tempo e composição, reconhecendo o que há de comum no grupo. Conforme o fundador desse método, o problema não está na deficiência e sim na exclusão. Logo, esse encontro visa construir um ambiente seguro e acolhedor para improvisarmos respeitando as individualidades rumo à coletividade. A oficina é ministrada por Renata Mara e Samuel Samways. A oficina é direcionada para pessoas com ou sem deficiência, com ou sem experiência em dança, acima de 16 anos.

A mostra do resultado da oficina será apresentada no dia 18/11, sexta-feira, às 19h na Casa do Baile.

Onde: Teatro Marília
Quanto: Gratuito
Número de vagas: até 20 vagas
Perfil do público: pessoas com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança, acima de 16
Forma de seleção: 10 vagas para pessoas com deficiência, 10 para pessoas sem deficiência. Os participantes serão selecionados mediante análise dos formulários. Caso o número de candidatos às vagas de pessoas com deficiência não seja cumprido, as vagas serão abertas às pessoas sem deficiência.
Inscrição: até dia 13/11, através deste link.

Dia 17/11, quinta-feira, 19h

Mesa: Dança Clássica na Contemporaneidade
Um espaço para discutir a formação em dança clássica no tempo presente, que tem como objetivo entender a transformação da dança clássica como base de treinamento para a construção de bailarinos clássicos e dançarinos contemporâneos. Participam da mesa as dançarinas Natalia Samarino, Suely Machado e Bete Arenque.
Onde: Teatro Marília
Quanto: Gratuito (com retirada de ingressos no Disk Ingressos)
Duração: 2 horas
Classificação: Livre

Dia 18/11, sexta-feira, às 19h

Potência de Vida - Baby Mesquita - Baile e Exposição
Para celebrar a vida e a arte de Baby Mesquita, a Mimulus Cia de Dança, traz momentos de apresentações artísticas, acervos de figurinos expostos em vários espaços do Teatro Marília, tudo acontecendo em meio a um Baile, em comunhão com o público. Baby Mesquita foi fundadora, ex-diretora, produtora e figurinista da Mimulus durante seus 32 anos.
Onde: Teatro Marília
Quanto: Gratuito (com retirada de ingressos no Disk Ingressos)
Classificação: Livre

Dia 18/11, sexta-feira, às 19h

Vogue Fever no Museu
O evento conta com um bate-papo com duas figuras renomadas da cena Ballroom Belo Horizonte: Dante Barracuda e Paula Zaidan. Em uma troca de ideias descontraídas, explicam ao público presente o que é e de onde veio o Vogue; qual sua relevância no cenário nacional e mundial e também sua história na cidade de Belo Horizonte. Em seguida, acontece uma Mini Ball com duas categorias: Runway e Vogue Ota. A Ball conta com jurades incríveis da cidade de Belo Horizonte, além de DJ e MC. Proposta de bate-papo referente ao vogue, como movimento de reafirmação de identidade de gêneros, realizado por integrantes de uma oficina permanente que acontece num Centro Cultural (temos duas opções, ainda na seleção). A apresentação, a ser realizada no MUMO, inclui uma conversa das instrutoras, referente ao sentido do movimento VOUGUE na cidade, com apresentação das bailarinas mais destacadas, integrantes desta oficina permanente.
Onde: MUMO - Museu da Moda | Rua da Bahia, 1149 - Centro
Quanto: Gratuito (não é necessário retirar ingresso)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre

Dia 19/11, sábado, às 14h

Oficina de Passinho Foda - Imperadores da Dança (RJ)
Os dançarinos do Imperadores da Dança, um dos grupos pioneiros na modalidade, farão uma oficina cujos passos, apesar de complexos e sofisticados, serão apresentados progressivamente para que os mais variados grupos consigam acompanhar. A oficina será uma oportunidade para aprender fundamentos importantes do estilo de dança Passinho Foda. A dança em que os praticantes mostram sua criatividade e habilidade, misturando acrobacias, marcação de ritmo com os pés e flexibilidade com várias partes do corpo, é um mix de danças que os dançarinos cariocas aprimoraram e nele foi constituída uma estética própria para se dançar o Funk.
Onde: CRDança | Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia
Quanto: Gratuito
Número de vagas: até 25 pessoas
Perfil do público: jovens a partir de 12 anos que tenham afinidades com atividades físicas
Forma de seleção: ordem de inscrição até o limite das vagas (preenchidas pelo Google Forms)
Inscrição: até dia 16/11, através deste link.

Dia 19/11, sábado, às 16h

Lançamento do livro “Vem Ni Mim Que Eu Sou Passinho”, bate-papo com o escritor Hugo Oliveira (RJ)
O livro “Vem ni mim que eu sou passinho: a dança passinho foda na confluência entre redes sociais, arte e cidade” de Hugo Oliveira, analisa as concepções da dança Passinho Foda pela confluência entre as Redes Sociais, a Arte e a Cidade do Rio, bem como as relações entre os dançarinos, as dançarinas, a produção artística e a territorialidade na produção de um fenômeno artístico.
Onde: CRDança | Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia
Quanto: Gratuito (não é necessário retirar ingresso)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Libras

Dia 19/11, sábado, às 19h

Batalha Show: Passinho Foda (RJ) x Passinho de BH
As batalhas de dança são os momentos em que os dançarinos se enfrentam e tiram suas diferenças, apresentando o melhor de suas técnicas e ritmos com o intuito de vencer o adversário por meio do voto dos jurados. Na Batalha Show, o público é o principal alvo, e o objetivo é demonstrar o domínio técnico, as qualidades e as especificidades de determinada dança. Um ou mais estilos podem ser utilizados e as interações entre os oponentes são amistosas, destacando ainda mais o poder de sociabilidade da dança.
Onde: Centro de Referência das Juventudes - CRJ
Quanto: Gratuito (não é necessário retirar ingresso)
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre.

Dia 20/11, domingo, às 18h

Impermanência_Impermanence (França - BH) - Abertura de processo
Evento de abertura da residência artística entre as artistas francesas Myriam Gourfink e Joséphine Derobe (Théâtre National de la Danse|Paris) e as artistas brasileiras Thembi Rosa e Margô Assis do Dança Multiplex. Neste trabalho cada uma das artistas têm compartilhado as suas questões e trabalhos atuais e, juntas, estabelecem um campo de ação para uma criação conjunta ao longo de dois meses de residência e intercâmbio artístico. Projeto contemplado pelo edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil / França – 2021, e pelo Programa de residência da Villa Tijuca "Cruzamentos" das Alianças Francesas no Brasil, apoiado no âmbito de “La Fabrique des Résidences” do Institut Français em parceria com a Funarte e da "Fabrique Chaillot", dispositivo de residência de Chaillot - Teatro nacional da Dança (Paris).
Onde: CRDançaBH | Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia
Quanto: Gratuito (não é necessário retirar ingresso)
Duração: 1h30
Classificação: Livre.

Dia 22/11, terça-feira, às 19h

Encontro de Danças de Matrizes Africanas
Um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Uma proposta de Encontro entre artistas das Danças de Matrizes Africanas, para uma conversa dançada entre dançarinos que atuam na cidade de Belo Horizonte. Participam do encontro os artistas Camilo Gan, Carlos Afro, Raquel Cabaneco e Jessica Knowles.
Onde: Teatro Marília
Quanto: Gratuito (com retirada pelo Disk Ingressos)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Libras.

Horários
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Você também pode se interessar