Foto com oito crianças brincando com respingo de águas
Foto: Mateus Rodrigues

“Mês das Crianças” no Circuito Municipal de Cultura apresenta atrações voltadas para o público infantil em outubro

A programação especial para a criançada começa no dia 11/10 com espetáculos de teatro e dança, exibições de filmes e brincadeiras; o mês conta ainda com outras atrações para todas as idades.

Em outubro, o Circuito Municipal de Cultura apresenta uma série de atrações dedicadas ao público infantil. Intitulada “Mês das Crianças”, a programação especial contará com espetáculos de teatro, exibições de filmes, brincadeiras e oficinas. As atividades são gratuitas e acontecem a partir do dia 9/10, em diferentes espaços e equipamentos culturais públicos de Belo Horizonte. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon, o Circuito Municipal de Cultura também traz espetáculos de música, dança e teatro para outras idades neste mês. Mais informações podem ser encontradas nas redes e aqui no site do Circuito.

Quem abre o “Mês das Crianças”, no dia 9/10, às 11h, no Francisco Nunes, é o músico Dudu do Cavaco, que convida o cantor Tavinho Leoni, para o projeto Música de Domingo. Referência no Brasil quando o assunto é cavaquinho, Dudu do Cavaco foi o  primeiro músico com síndrome de Down a gravar um disco profissional. Inspiração para a criação do Instituto Mano Down, o músico divide o palco com o jovem Tavinho, que foi destaque no programa “The Voice Kids”, da TV Globo.

No dia 12/10 (quarta-feira), no Dia das Crianças, é a vez do Grupo Girino apresentar o “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”. A ação acontece às 16h, na Praça Ernesto Che Guevara, no Conjunto Taquaril, e conta com três histórias apresentadas por meio do Teatro de Sombras e do Teatro de Bonecos. Na praça, haverá uma caixa cênica onde acontecerão os micro espetáculos. Para conhecer o que há dentro da caixa, o público precisa olhar por um visor e usar fones de ouvido. Também no feriado, às 18h30, o Circuito Cine Santê exibe o filme “Turma da Mônica: Lições”, baseado nas histórias dos icônicos personagens de Maurício de Souza. Na trama, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão decidem fugir da escola e precisarão encarar as consequências dessa escolha - que não serão poucas. 

Outras duas exibições integram a programação especial do Circuito Cine Santê em outubro. No dia 15/10 (sábado), às 16h30, acontece a sessão comentada do filme "Dentro da Caixinha - Segredo de Criança", com o diretor Guilherme Reis e integrantes do elenco.  O filme conta a história de três irmãos que fazem sucesso na escola com as caixinhas da avó, relíquias de família que transportam pessoas para o universo das cantigas de roda. No dia 16/10 (domingo), mais um filme da franquia de Maurício de Sousa será exibido no Cine Santa Tereza, desta vez: “Turma da Mônica: Laços”. No longa, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece e o menino traça um plano infalível para resgatar o cãozinho. Para tanto, ele vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles enfrentam desafios e vivem grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Quem convida o público infantil para a rua é a intervenção "Voos Rasantes - Rabiola Brincando Pela Cidade", do Instituto Cultural de Arte e Educação Rabiola, que acontece no dia 16/10 (domingo), às 15h, na Praça Padre Marcelo (Praça do Posto), no Alto Vera Cruz. O projeto vai ocupar a praça com brinquedos e brincadeiras populares que incluem pé de lata, pula corda, bolinha de gude, pião, rolimã, brinquedos de papel, bolha de sabão gigante e outros. A ideia é fomentar o protagonismo e o desenvolvimento artístico e cultural de crianças e jovens, oferecendo atividades que valorizam o brincar. 

O “Mês das Crianças” no Circuito Municipal de Cultura segue com a estreia do espetáculo teatral “A menina cientista e o mistério do urro”, marcada para os dias 15 e 16/10 (sábado e domingo), às 16h, no Teatro Marília. Montagem do projeto Conexão Galpão, do Galpão Cine Horto, a peça conta a história de Alice, uma “menina moça cientista, que tem a cabeça cheia de histórias, mistérios e invenções”. Entre suas investigações está o assustador e insistente urro que vem acordando a cidade inteira. Alice convida seus amigos para desvendarem juntos o mistério e, nesse processo, eles retornam às histórias de sua avó, em uma época diferente, cheia de natureza e outras criaturas, para descobrir de onde vem o grande barulho e o que ele significa.

Na reta final da programação especial para crianças, o Ballet Jovem apresenta o espetáculo de dança “O Patinho Feio”. Livremente inspirada no clássico conto de Hans Christian Andersen, de 1843, a montagem terá duas sessões no Teatro Francisco Nunes - nos dias 15 (sábado), às 16h, e 16/10 (domingo), às 11h. O espetáculo conta a história de um cisne que nasceu por engano numa família de patos, com qualidades e atributos externos que não são reconhecíveis. O animal parte em busca de seu caminho e acaba passando por inúmeras rejeições e fracassos, até que sua verdadeira natureza e beleza se manifestam.

Fechando a programação, no dia 23/10 (sábado), às 18h, na Praça Carlos Marques, s/n, Bairro Calafate, acontece uma nova apresentação de “De Tempo Somos - Um Sarau do Grupo Galpão”, que marcou a estreia da programação do terceiro ano do Circuito Municipal de Cultura, em setembro. Dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o espetáculo celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops –, além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística.

Outras atrações

Além das atividades do “Mês das Crianças”, o Circuito Municipal de Cultura traz em outubro atrações voltadas para outras idades. A música marca presença nessa programação com a apresentação da Orquestra Afrosinfônica (BA) no dia 4/10 (terça-feira), às 20h, no Teatro Francisco Nunes. Na ocasião, o grupo criado pelo músico e arranjador soteropolitano Ubiratan Marques estará acompanhado pela guarda de Congo da Irmandade Os Ciriacos, de Contagem (MG), e pelo cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê.

No dia 18/10 (terça-feira), às 19h, o Teatro Marília sedia mais uma edição do Terça da Dança. Desta vez, o projeto recebe “ECCE (H)OMO”, solo de Pol Pi, artista transgênero brasileiro, radicado na França desde 2013. O espetáculo desdobra-se no desejo de colocar em ação a noção de legado em dança através da encarnação do ciclo de solos Afectos Humanos, da coreógrafa alemã Dore Hoyer (1911-1967). No trabalho, Pol Pi reconstitui um arquivo vivo e frágil onde cada elemento é re-questionado, re-examinado e partilhado. Já no dia 20/10 (quinta-feira), o Quinta no Raul recebe o projeto Forró Brasil, do Trio Lampião, que busca popularizar a música nordestina no Sudeste, exaltando a obra de Luiz Gonzaga e de outros compositores de referência.

 

SERVIÇO
Circuito Municipal de Cultura – Programação outubro 2022

Orquestra Afrosinfônica e Guarda de Congo Os Ciriacos - Participação Sérgio Pererê
Quando: Dia 4/10, terça-feira, às 20h
Onde: Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos on-line pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre

Música de Domingo - Dudu do Cavaco convida Tavinho Leoni
Quando: Dia 9/10, domingo, às 11h
Onde: Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre
Duração: 1 hora

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Sessão de Curtas"
Picolé, Pintinho e Pipa
(Gustavo Melo | Brasil | 15 min)
Cada um com seu cada qual (Flávia Castro| Brasil | 15 min)
Tratado de Liligrafia (Frederico Pinto | Brasil | 13 min)
Historietas Assombradas Para Crianças Malcriadas (Victor- Hugo Borges | Brasil | 15 min)
Quando: Dia 11/10, terça-feira, às 16h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa da sessão: Livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Castelo Rá-Tim-Bum!"
(Cao Hamburger | Brasil | 1999 | Aventura | 108 min)
Quando: Dia 11/10, terça-feira, às 18h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Lino: uma aventura de sete vidas"
(Rafael Ribas / Walbercy Ribas | Brasil | 2017 | Animação | 93 min)
Quando: Dia 12/10, quarta-feira, às 16h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta “Turma da Mônica: Lições”
Quando: Dia 12/10, quarta-feira, às 18h30
Onde: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre (contém violência)
Duração: 1h37

Mês das Crianças | “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”, Grupo Girino
Quando: Dia 12/10, quarta-feira, às 16h
Onde: Praça Ernesto Che Guevara - Conjunto Taquaril
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre 
Duração: 1h30

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Projeto Selvagem (2021)"
A Serpente e a Canoa (16 min)
O Sol e a Flor (11min)
Metamorfose (10 min)
A Selva e a Seiva (8 min)
Uma Flecha Invisível (11 min)
Quando: Dia 13/10, quinta-feira, 16h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa da sessão: livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "O Menino no Espelho"
(Guilherme Fiúza | Brasil | 2013 | Aventura | 78 min)
Quando: Dia 13/10, quinta-feira, 18h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Dentro da Caixinha" (SESSÃO AZUL – acessível)
(Guilherme Reis | Brasil | 2016 | Musical Infantil | 40 min)
Quando: Dia 14/10, sexta-feira, 16h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre.

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "O Segredo dos Diamantes"
(Helvecio Ratton | Brasil | 2014 | Aventura | 86 min)
Quando: Dia 14/10, sexta-feira, 18h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta “Dentro da Caixinha - Segredo de Criança”: Sessão comentada com o diretor Guilherme Reis e integrantes do elenco
Quando: Dia 15/10, quinta-feira, às 16h30
Onde: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre 
Duração: 1h18

Mês das Crianças | Estreia do espetáculo “A menina cientista e o mistério do urro”, projeto Conexão Galpão, do Galpão Cine Horto
Quando: Dias 15 e 16/10, sábado e domingo, às 16h
Onde: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre (indicação etária: 06 a 12 anos)
Duração: 50 minutos
Acessibilidade: Libras

Mês das Crianças | Espetáculo “O Patinho Feio”, Ballet Jovem
Quando: Dia 15 (sábado), às  16h; e 16/10 (domingo), às 11h
Onde: Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre  
Duração: 50 minutos

Mês das Crianças | Intervenção - "Voos Rasantes - Rabiola Brincando Pela Cidade
Quando: Dia 16/10, domingo, às 15h
Onde: Praça Padre Marcelo/Praça do Posto (R. Des. Bráulio, 1.012 - Alto Vera Cruz)
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Duração: 2 horas

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta “Turma da Mônica: Laços”
Quando: Dia 16/10, domingo, às 16h30
Onde: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: 6 anos
Duração: 1h45

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Pequenas Histórias"
(Helvécio Ratton | Brasil | 2007 | Comédia | 83 min)
Quando: Dia 15/10, sábado, 18h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre

Mês das Crianças | Circuito Cine Santê apresenta "Eu e meu Guarda-Chuva"
(Toni Vanzolini | Brasil | 2010 | Aventura | 85 min)
Quando: Dia 16/10, domingo, 18h30
Onde: Cine Santa Tereza
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação indicativa: livre

Terça da Dança - “ECCE (H)OMO”, de Pol Pi 
Quando: Dia 18/10, terça-feira, às 19h
Onde: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre 
Duração: 45 minutos
Acessibilidade: Libras

Quinta no Raul - Forró Brasil, com Trio Lampião
Quando: Dia 20/10, quinta-feira, às 19h
Onde: Teatro Raul Belém Machado (R. Jauá, 80 - Alípio de Melo)
Quanto: Entrada franca, com retirada de ingressos online pelo Disk Ingressos
Classificação: Livre 
Duração: 1h30

De Tempos Somos - Um Sarau do Grupo Galpão
Quando: Dia 23/10, domingo, às 18h
Onde: Praça Carlos Marques, s/n, Bairro Calafate
Quanto: Entrada gratuito e aberto
Classificação: Livre
Duração: 1h10