Música de Domingo celebra Dia do Jazz com show da pianista e cantora Glaw Nader
Foto: Eduarda Fonseca.

Música de Domingo celebra Dia do Jazz com show da pianista e cantora Glaw Nader

Projeto especial do Teatro Francisco Nunes, que integra o Circuito Municipal de Cultura, realiza sua próxima edição no dia 28 de abril, domingo, às 11h; show conta com 11 instrumentistas mulheres no palco, executando repertório de imortais do jazz

Comemorado em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz foi criado pela Unesco e anunciado pelo icônico pianista Herbie Hancock no ano de 2011. Desde então, celebra-se mundo afora o legado vivo de um dos gêneros musicais mais importantes da história, ligado a transformações sociais e culturais profundas na sociedade do Século XX. Projeto especial do Teatro Francisco Nunes, o Música de Domingo festeja a data pelo segundo ano consecutivo, em uma edição especial que recebe a pianista, cantora, compositora e arranjadora Glaw Nader. Integrando a programação do Circuito Municipal de Cultura, o show “Trama”, da artista mineira, reúne 11 instrumentistas mulheres no palco e acontece no dia 28 de abril, domingo, às 11h, e tem ingressos gratuitos, que devem ser retirados neste link.

Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

O show “Trama” é fruto da residência artística de mesmo nome idealizada por Glaw Nader e oferecida a mulheres instrumentistas dentro da programação do “Savassi Festival 2023”. Ao longo de cinco dias, foram trabalhados entre as participantes parâmetros para a formação musical como fundamentos de harmonia, improvisação e arranjo. “Nesse trabalho teórico-prático, levantamos um repertório de estudo, que baseia boa parte do que apresentaremos neste show. O repertório privilegia compositores negros brasileiros que difundiram o jazz pelo Brasil, entre eles alguns de Belo Horizonte. Temos releituras de Moacir Santos, Baden Powell, Milton Nascimento, Tânia Maria, Marku Ribas e uma composição minha, inclusive. Além disso, trazemos a música de Miles Davis para o palco, pelo que o músico representa na difusão do jazz para vários públicos”, conta a artista.

Glaw Nader destaca a potência feminina do espetáculo, que conta com 13 instrumentistas no palco, sendo 11 mulheres. Ao todo, a instrumentação do show  é formada por piano, saxofone, flauta, percussão, bateria, baixo, acordeon, clarinete, voz e violoncelo. “É importante destacar que Belo Horizonte possui uma cena bastante expressiva de mulheres na música e, claro, de mulheres instrumentistas. E esta é a primeira big band majoritariamente feminina da cidade”, afirma. “Temos muitos desafios quando se fala de mulheres instrumentistas, de espaços e acessos para elas. Mas acredito que é esse o modo de derrubar obstáculos, criar o próprio caminho e mostrar o nosso trabalho”, completa.

A musicista ressalta a satisfação de apresentar um trabalho conduzido essencialmente por mulheres na comemoração do Dia Internacional do Jazz junto ao Circuito Municipal de Cultura, pelo projeto Música de Domingo. “Fiquei super feliz quando a notícia-convite chegou. Primeiramente, porque o jazz e a música instrumental são os gêneros que eu mais pesquiso e articulo nos meus trabalhos. Depois, porque apresentar para a cidade esse trabalho, com artistas maravilhosas e um repertório à altura da ocasião, é uma oportunidade de inaugurar um novo capítulo, uma nova história, e ver os palcos da cidade se abrindo para a presença de mulheres instrumentistas no jazz e na música instrumental”.

Pianista, compositora, arranjadora e cantora, Glaw Nader também atua como produtora musical, professora e pesquisadora de música na UFMG. Como artista, já dividiu o palco com grandes artistas como Toninho Horta, Túlio Mourão, Sérgio Pererê e Iza Sabino. A musicista já se apresentou em importantes festivais como “Festival da Arte Negra” (FAN), “Savassi Festival”, “Tudo é Jazz”, “Sons do Brasil”, “Festival Sonora”, entre outros. Em 2023, lançou o álbum "Tempo de Amor", seu tributo a Baden Powell, ano que também venceu o primeiro lugar na categoria “Circulação” no edital “BH Instrumental”. Atualmente, integra a equipe do rapper Djonga como backing vocal.

SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Música de Domingo - Dia do Jazz | Glaw Nader apresenta “Trama”
Quando. Dia 28 de abril, domingo, às 11h
Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)
Quanto. Entrada gratuita mediante retirada de ingresso neste link.