“Projeta” integra arte e tecnologia com oficinas criativas e projeções audiovisuais
Foto: Renca Produções

“Projeta” integra arte e tecnologia com oficinas criativas e projeções audiovisuais

Em sua primeira edição, a iniciativa funde fotografia, poesia, design e dança. Oficinas criativas serão realizadas, culminando em evento com projeções audiovisuais. As inscrições para as oficinas já estão abertas e vão até 24 de abril.

Buscando projetar pessoas, arte, luz e sonhos, começa, neste mês de abril, em Belo Horizonte, uma nova ação cultural: o PROJETA. Com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com a parceria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, através do Circuito Municipal de Cultura e do Instituto Odeon, a iniciativa vai promover um evento público com exibições de obras artísticas elaboradas para a projeção audiovisual. Nesse sentido, o Projeta realizará, antes do evento, seis oficinas gratuitas que resultarão nas obras de arte, voltadas para três eixos temáticos: Fotografia; Poesia e Design; Corpo e Imagem. As inscrições estão abertas até às 18 horas do dia 24 de abril de 2024, pelo formulário online no endereço linktr.ee/projeta_arte, também disponível na bio do perfil instagram.com/projeta.arte e site portalbelohorizonte.com.br/circuitomunicipaldecultura. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (31) 997857876.

O Projeta nasceu com o propósito de integrar diversas artes às tecnologias de projeção de luz e imagem, como linguagem para intervenção urbana. Gerando oportunidades para novos artistas e demais interessados de Belo Horizonte, especialmente das periferias, a ação visa criar redes e visibilidades, além de expandir conhecimentos e proporcionar uma forma diferenciada de fruição das obras. Contemplará, diretamente, as regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Noroeste da capital mineira, mas as atividades são abertas para interessados de qualquer bairro. Para pessoas com deficiência, recursos de acessibilidade física e sob demanda serão garantidos ao longo das atividades.

“O que pretendemos com o projeto, além de oferecer uma experiência de entretenimento, arte e cultura gratuita para a cidade, é que as pessoas, especialmente jovens artistas, possam criar suas obras cercadas de um processo de partilha de conhecimentos, técnicas e vivências entre professores e alunos. Que essa conexão seja um passo que não termina em si, abrindo caminhos. Prezamos por uma construção conjunta em que haja trocas e, sobretudo, visibilidade de novos talentos. Daí a importância também simbólica da projeção ou, como o nome da iniciativa já diz, do "Projeta", pois projeção é luz e essa é a ideia: conseguir dar luz ao que urge ser projetado”, afirma Cris Azzi, coordenador.

Oficinas em Centros Culturais e Centro de Referência da Dança

Para cada oficina, a oferta é de 10 vagas por turma e cada temática terá duas turmas diferentes. Desse modo, são ofertadas, ao todo, 60 vagas. Para participar, a pessoa deve ser maior de 18 anos, residir em Belo Horizonte e ter algum tipo de atuação ou vivência na área específica da oficina de interesse. Serão fornecidos aos participantes alimentação e, se necessário, dois vales-transporte (ida e volta). As aulas serão realizadas no mês de maio. Durante um final de semana no mês de junho, é quando acontecerá o evento de exibições artísticas, onde as obras produzidas nas oficinas ganharão o espaço público. Como em uma galeria aberta, as obras estarão em múltiplas telas e apresentações no centro da cidade, para uma experiência artístico-cultural democrática.

Durante as atividades, os alunos poderão aprender com professores experientes, além de colaborarem entre si com suas perspectivas únicas. A oficina de Fotografia, com 18 horas-aula, será realizada no Centro Cultural Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550, Padre Eustáquio), nos dias 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de maio, para pessoas com idade acima de 18 anos, e no Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548, São Geraldo), nos dias 15, 17, 18, 22, 24 e 25 de maio, para pessoas com mais de 50 anos. As aulas vão abordar teorias e técnicas com ênfase em retratos.

A oficina de Poesia e Design, também com 18 horas-aula, vai abordar a junção entre literatura e artes visuais, pois visa a criação de poemas curtos em diagramação gráfica. Ou seja, a expressão poética em texto deve estar associada a uma estrutura visual. As turmas, destinadas a quem tem mais de 18 anos, estarão no Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765, Ipiranga), nos dias 14, 16, 18, 21, 23 e 25 de maio, e no Centro Cultural Urucuia (R. W-3, 500, Urucuia), nos dias 13, 15, 16, 20, 22 e 23 de maio.

Já a oficina de Corpo e Imagem, com 24 horas-aula, tem a proposta de explorar movimentos coreográficos em diálogo com o suporte audiovisual. O objetivo é que os alunos-artistas criem uma coreografia interativa com imagens. Será realizada no Centro de Referência da Dança - CRDançaBH (Av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia - dentro do Teatro Marília), nos dias 6, 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de maio, e no Centro Cultural Vila Santa Rita (R. Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita), nos dias 22, 23, 25, 26, 29 e 30 de maio e 1o de junho. Em ambos, para pessoas maiores de 18 anos.

O PROJETA conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem a parceria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, através do Circuito Municipal de Cultura e do Instituto Odeon, realização do Instituto Vivas e do Governo de Minas Gerais-Governo Diferente, Estado Eficiente.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

SERVIÇO
PROJETA - Oficinas criativas e projeções audiovisuais

Oficinas: inscrições até 24 de abril de 2024, pelo formulário online no endereço https://linktr.ee/projeta_arte e site portalbelohorizonte.com.br/circuitomunicipaldecultura.
Datas e locais: Maio de 2024 - Centro Cultural Padre Eustáquio; Centro Cultural São Geraldo; Centro Cultural Usina de Cultura; Centro Cultural Urucuia; Centro de Referência de Dança-CRDançaBH; Centro Cultural Vila Santa Rita - Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 997857876
Acompanhe as redes sociais: instagram.com/projeta.arte; tiktok.com/@projeta.arte