Terça da Dança ocupa o Parque Municipal com atrações artísticas em abril e maio
Foto: Ilana Lansky

Terça da Dança ocupa o Parque Municipal com atrações artísticas em abril e maio

Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH se desloca para o Parque Municipal a fim de aproximar a população da linguagem da dança; intervenções e espetáculos serão apresentados nos dias 9, 16 e 23 de abril, e no dia 21 de maio

Popularizar a linguagem da dança e aproximar os artistas da população, levando ao público espetáculos a céu aberto, sem a necessidade de ingressos. Inspirado por esse objetivo, o Terça da Dança ocupa o Parque Municipal Américo Renné Giannetti com uma série de atrações artísticas em abril e maio. O projeto especial do Teatro Marília e do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH, que integra o Circuito Municipal de Cultura, leva ao Parque quatro espetáculos e intervenções, que acontecem às terças-feiras, sempre às 19h. Em abril, serão apresentados “Resiliência”, do Grupo Cultura do Guetto, no dia 9; “Lindy Hop”, dos BeHopers, no dia 16; e “Tecituras”, da Quik Cia de Dança, no dia 23. Fechando a programação, no dia 21 de maio, é a vez de "Paisagens insolúveis para a cidade", dos bailarinos Ana Virgínia Guimarães, Gabriela Christófaro, Marcelo Castro, Marise Dinis, Raquel Pires e Sérgio Penna. 
Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

A programação especial do Terça da Dança no Parque Municipal começa na primeira terça-feira de abril, dia 9, às 19h, com “Resiliência”, criação de hip hop do Grupo Cultura do Guetto. A mostra coreográfica tem como objetivo apresentar trabalhos coreográficos desenvolvidos pelos integrantes, professores e coreógrafo do grupo. Os trabalhos estão divididos em solos, duos, trios e conjunto, tendo em média três minutos de duração cada, e foram desenvolvidos ao longo do ano de 2022. As coreografias têm a intenção de mostrar que tudo é possível para aqueles que acreditam, conforme o significado da palavra “resiliência”, que intitula a mostra.

No dia 16, no mesmo horário, acontece o espetáculo “Lindy Hop”, dos BeHopers, que apresenta uma coreografia clássica, a Shim Sham. Ela foi criada por Leonard Reed e Willie Bryant em 1927, em turnê de sapateado das irmãs Whitman. A coreografia possui passos dançados sozinhos e em duplas. O grupo, então, irá interagir com o público, criando uma dinâmica com todos. Em círculo, dois dançarinos ensinarão os passos individuais e os passos dançados em dupla. Os outros integrantes dos BeHoppers participam da “roda” auxiliando os participantes que possuem mais dificuldade e dançando com as pessoas que não possuem par. Ao fim, os dançarinos organizam uma grande roda, onde todos entram de dois em dois em uma roda para dançar, incentivados pelas palmas do público.

A Quik Cia de Dança apresenta, no dia 23, o espetáculo “Tecituras”, construído através de processos de improvisação, que traz uma dança relacional movida por estados corporais de contemplação e ludicidade, guiados pela percepção do corpo em conexão com o espaço. O espetáculo propicia diálogos entre os bailarinos, músicos e o público, alimentando-se da potência do espaço público como lugar mediador das relações sociais, ocupando com dança e música espaços públicos da cidade. O número conta com a presença dos bailarinos da Quik Letícia Carneiro e Rodrigo Quik e com dois músicos ao vivo, Thiago Miotto e Rodrigo Salvador.

Quem fecha a programação, no dia 21 de maio, é o espetáculo "Paisagens insolúveis para a cidade", dos bailarinos Ana Virgínia Guimarães, Gabriela Christófaro, Marcelo Castro, Marise Dinis, Raquel Pires e Sérgio Penna, uma intervenção que se propõe a construir ações que revelam a relação das pessoas com o espaço urbano. Através de um percurso contínuo, imagens são criadas num diálogo estreito com os sentimentos evocados pela cidade. O trabalho apresenta a dança em meio ao movimento cotidiano, construindo imagens que deslocam quem passa de sua percepção habitual do ambiente urbano, criando assim novos registros, memórias e possíveis reflexões sobre o espaço de viver. O grupo composto por seis artistas de larga experiência propõe que a intervenção potencialize paisagens urbanas a serem construídas, provocando o olhar do transeunte, evocando sua possível participação, ou simplesmente causando uma breve suspensão do ritmo cotidiano da cidade.

SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Terça da Dança especial no Parque Municipal
Quando. Dias 9, 16 e 23 de abril, e dia 21 de maio, às 19h
Onde. Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 - Centro)
Quanto. Gratuito e aberto ao público

PROGRAMAÇÃO | Terça da Dança especial no Parque Municipal

9 de abril, terça-feira, às 19h
“Resiliência” - Grupo Cultura do Guetto

16 de abril, terça-feira, às 19h
“Lindy Hop” - BeHopers

23 de abril, terça-feira, às 19h
“Tecituras” - Quik Cia de Dança

21 de maio, terça-feira, às 19h
"Paisagens insolúveis para a cidade" - Ana Virgínia Guimarães, Gabriela Christófaro, Marcelo Castro, Marise Dinis, Raquel Pires e Sérgio Penna.