Adriana Araujo
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito - 2 a 6/12

 

02/12 – Quarta-feira – 19h

Bate-papo com Carlinhos Visual e Camila Costa: "Nosso Samba Mineiro" (Música / Vídeo)

Para falar sobre a importância de valorizar o samba mineiro perante o cenário nacional, o radialista, pesquisador e vice-presidente da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Horizonte, Carlinhos Visual, bate um papo com a produtora cultural e pesquisadora do samba mineiro, Camila Costa. Com o tema “Nosso Samba Mineiro”, a conversa, gravada em vídeo, será exibida nos canais do Circuito e da Fundação Municipal de Cultura. 

Exibição: YouTube / Facebook

Classificação: Livre

 

04/12 – Sexta-feira – 20h 

Live na Laje – Adriana Araújo convida Marina Iris (Música / Ao Vivo)

Voz potente do samba de Belo Horizonte, Adriana Araújo é considerada um dos grandes talentos do atual cenário da cidade, que se destaca pela presença de grandes cantoras. Nascida na Pedreira Prado Lopes, Adriana já dividiu palcos com nomes como Leci Brandão, Fabiana Cozza e Jorge Aragão. No show para o Circuito Municipal de Cultura, ela recebe na laje de sua casa a cantora carioca Marina Iris, outro grande destaque do samba brasileiro atual. A cantora mineira, que prepara seu primeiro álbum para 2021, estará acompanhada também por sua banda. A apresentação será transmitida ao vivo.   

Live: YouTube / Facebook

Classificação: Livre

 

06/12 – Domingo – A partir das 17h

Live – Encerramento da Semana do Samba  (Música / Ao Vivo)

O evento que marca o encerramento da programação reunirá, no Mercado da Lagoinha, cinco atrações que se apresentarão em sequência. Trata-se de uma roda de samba em formato especial, que será transmitida ao vivo: devido à pandemia da Covid 19, não haverá público. Produção, artistas e demais equipes respeitarão todos os protocolos sanitários do momento. 

 

“Monjolo Encabulado” – Samba de Roda com Grupo Olubatá Percussão Étnica

O monjolo e a cabula são dois ritmos trazidos pelos africanos, forçados a deixarem suas terras para serem escravizados no Brasil. Esses ritmos deram origem ao samba e também são o são o ponto de partida para a pesquisa do Olubatá Percussão Étnica. “Monjolo Encabulado” faz uma viagem ancestral ao Extremo Sul da Bahia, marcada pela sincronia dos atabaques e palmas, das vozes e sambadeiras. No espetáculo, o grupo mescla as cantigas de roda com os sambas atuais, fazendo releituras de intérpretes como Clara Nunes, Dona Ivone Lara e grupo Fundo de Quintal.  

 

Rafael Soares e Banda

Cantor, compositor e instrumentista belo-horizontino, Rafael Soares traz para seu trabalho as referências do partido alto e das rodas de samba. Iniciou seus trabalhos musicais em 2010, integrando os grupos CoraSamba e Alvorecer. Em 2015, foi um dos cantores das baterias Show Imperatriz e Imperador e da Escola de Samba Acadêmicos Venda Nova, que conquistou o título de campeã do Carnaval de BH. Em 2017, lançou sua carreira solo com o single “Conto de Vovó”, gravado em parceria com Gabriel Goulart. Atualmente, prepara seu primeiro álbum, intitulado “Afrobrasileiro”, que será lançado em 2021. No show do Circuito Municipal de Cultura, além de cantar e tocar, Rafael Soares vai reger sua banda, que continuará no palco para conduzir as próximas apresentações.

 

Cinara Ribeiro 

Legítima representante da nova safra do samba de BH, Cinara Ribeiro lançou em 2015 seu primeiro disco, “O Samba Mandou me Chamar”, durante o Festival de Arte Negra (FAN). No álbum, a cantora valoriza a música mineira dando voz a grandes compositores das Gerais, como Serginho Beagá, Ricardo Barrão e Fabinho do Terreiro. Em 2016 o álbum foi pré-selecionado para o PMB (Prêmio da Música Brasileira). Desde então, a artista já se apresentou por diversos festivais e eventos de Belo Horizonte, como VAC (2017), FAN (2017) e Descontorno Cultural (2018). Hoje, a cantora também puxa o Bloco da Cinara, que neste ano arrastou 20 mil foliões no bairro Santa Tereza.

 

Manu Dias – “Sambadeando nas Bordas”

Outra representante da potente cena de mulheres sambistas de Minas Gerais, Manu Dias chega ao Circuito Municipal de Cultura com músicas que integram o show "Sambadeando nas Bordas". No palco, a cantora passeia pelo Samba Canção, o Samba de Partido Alto, a Bossa Nova, entre outras variáveis. Manu Dias aproveita a fluidez do samba para mostrar sua versatilidade artística, o que também prova no disco de estreia, homônimo, lançado em 2019. Nascida em Ouro Preto, a cantora começou a carreira cedo, ao lado de seu pai e também músico, Toninho Batista.  

 

Jairo Nascimento (Leão da Lagoinha)

Musicista desde 1987, Jairo Nascimento Moreira já soma mais de três décadas de trajetória no samba. Tocou em grandes rodas e teatros no Rio de Janeiro, no interior de Minas Gerais e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, é presidente e percussionista do Leão da Lagoinha, fundado em 1947 e considerado o primeiro bloco de Carnaval de rua da capital mineira. Jairo chega para representar a importância da festa momesca de BH na programação do Dia Nacional do Samba no Circuito Municipal de Cultura. 

 

Wallace Fumaça

Cantor e compositor mineiro, Wallace Fumaça é morador da Lagoinha, bairro da Regional Noroeste de Belo Horizonte, onde acontece o encerramento da programação do Dia do Samba no Circuito Municipal de Cultura. Músico desde os 14 anos, foi vocalista do Grupo Os Neguinhos, com quem gravou dois discos e canções como “Eu Não Planejei Assim”, “Pra que Brigar” e “Greve de Amor”. Já dividiu palcos com vários artistas do cenário nacional do samba e do pagode, como Alcione, Reinaldo Príncipe do Pagode, Netinho de Paula e Salgadinho. Atualmente, também é cantor do grupo de samba Trilogia BH.

 

Fernando Procópio (RJ)

Revelação do samba do Rio de Janeiro, o jovem cantor e compositor Fernando Procópio é conhecido por trazer em suas músicas a irreverência, a simplicidade e o bom-humor típico do povo carioca. Tem o DNA do samba correndo nas veias, herdado pelo sobrenome. De família sangue azul e branco, é neto de Osmar do Cavaco, que foi músico acompanhante do mestre Candeia e integrante da Velha Guarda da Portela, tendo passado o bastão musical para o seu tio Serginho Procópio. O jovem sambista vem mantendo o curso musical familiar: começou cantando suas composições nas rodas que abriam espaço para sambas inéditos e logo agradou o público. Sua apresentação junto à banda-base de Rafael Soares fecha a programação de celebração do Dia do Samba no Circuito Municipal de Cultura. 

Live: YouTube / Facebook

Classificação: Livre