Fenda agitou o público no show no Teatro Francisco Nunes
Foto: Renca produções e interações culturais/ Divulgação

Protagonismo feminino marca atrações do Circuito Municipal de Cultura no Dia Internacional da Mulher

Neste domingo, dia 8 de março, a programação do Circuito Municipal de Cultura destacou a presença da mulher em diferentes linguagens artísticas. O Teatro Francisco Nunes, localizado dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro de Belo Horizonte, recebeu o projeto “Mesa Thereza”, lançamento do livro de Dona Jacira e show do grupo Fenda. Já a Praça Ernesto Che Guevara, no bairro Taquaril, recebeu o “Encontro Cultural Taquaril”.

O projeto “Mesa Thereza” promoveu às 16h, no Teatro Francisco Nunes, uma intervenção por meio de um café colaborativo, em que os participantes podiam bordar a toalha da mesa enquanto compartilhavam lanches com afeto e muitas histórias. Entre um ponto e outro, a dona Fátima dos Santos contava sua história de vida. Foi abusada psicologicamente pelo marido, tomou coragem e se separou. “Sou feirante, vim para o evento e estou amando. Estou escrevendo ‘Jesus’ na toalha, porque sem ele não seria nada”, conta. “A ideia do projeto, criado há alguns anos, é unir pessoas por meio do café e da prosa”, explica Thereza Portes, criadora da mesa.

Logo em seguida, Dona Jacira, mãe do cantor Emicida, reuniu-se com o público, no hall do Teatro, para o lançamento do livro “Café”. Na biografia, ela fala sobre sonhos, desilusões, desejos, identidade, território, justiça e medo. O evento contou com sessão de autógrafos e um delicioso bate-papo. “Todo mundo tem um dom. A arte é algo da alma”, contou em meio a conversa, quando falava sobre como a arte mudou a vida da família dela.

Para fechar a noite no Francisco Nunes, o grupo Fenda animou o público ao som de muito Hip Hop. Na apresentação, elas lançaram o videoclipe “Girlang” e tocaram sucessos da banda e de outros artistas. Formado por cinco mulheres de BH, o grupo destacou a presença do feminino dentro do gênero musical. O público caiu na dança e o show terminou com festa no palco.

Na Praça Ernesto Che Guevara, no bairro Taquaril, o “Encontro Cultural Taquaril” contou com apresentações artísticas, shows de músicas, rua de lazer, dança, teatro. A festa por lá começou às 14h e se estendeu até a noite. Teve grafite de Laylla Carolina, roda de capoeira, Grupo Insanos de Dança, show com Elaine Santos e diversão para toda a família. 
 

 

Parceiros realizadores