oficina figurino
Divulgação

Semana de Artes Visuais traz atrações virtuais diversas

A primeira edição da Semana de Artes Visuais do Circuito Municipal de Cultura traz, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, uma programação totalmente gratuita e on-line em torno de artes visuais. Entre elas, audiovisual, performance, fotografia, moda e artes gráficas. As atrações são nacionais e incluem exibições de trabalhos, oficinas e bate-papo com os paraenses Berna Reale e Rafael Bqueer, e os mineiros Isael Maxakali e Douglas Mendonça, entre outros. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

A Semana de Artes Visuais começa nesta quarta-feira, às 12h, com a exibição de dois trabalhos em vídeo no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. Um deles é a videoarte “Yãmîys”, do premiado diretor de cinema mineiro Isael Maxakali. Gravado na Comunidade Maxakali de Aldeia Verde, em Ladainha (MG), o curta apresenta os yãmîys, “espíritos” do panteão Maxakali, como a onça, o quati e o javali, e fica disponível para visualização até 30 de abril.

No vídeo "Alice e o Chá através do Espelho [Chá Olímpico]”, Rafael Bqueer resgata a personagem Alice, interpretada pelo ator Jorge Lafond no desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, assinado por Joãozinho Trinta, em 1991. O vídeo fica disponível para visualização por 30 dias após a publicação. No mesmo dia, às 20h, acontece a live “Diálogos em Trânsito”, um bate-papo entre Rafael Bqueer e o artista mineiro Mamutte.

A Semana de Artes Visuais do Circuito Municipal de Cultura traz, ainda, a exibição da performance “Dançando na Chuva”, de Berna Reale. O trabalho conta com vídeos e fotos da artista paraense dançando a música-tema do filme de Gene Kelly em um lixão. Um dos grandes nomes da performance no Brasil, Berna Reale se vale do corpo, das instalações imagéticas, da fotografia e do audiovisual para levantar questões ligadas, principalmente, ao poder e seu potencial de gerar violência e conflitos sociais. O vídeo fica disponível para exibição entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março, no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, mediante retirada gratuita de ingresso pelo link da Sympla

Oficinas

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, acontecem as atividades formativas da programação. A primeira é a oficina virtual “Figurino em Ação num Carnaval Silencioso”, com Arianne Vitale (MG). O encontro virtual será às 15h, com duração de duas horas, voltada para qualquer interessado na criação e experimentação de figurinos carnavalescos. Para participar, é preciso ter acesso à internet e à plataforma Zoom, e possuir em mãos tesoura e materiais para fixar sobre o corpo, como roupas, tecidos, fitas e adornos. As vagas são limitadas e as inscrições vão até dia 24, pelo link da Sympla.

No dia 26, às 20h, é a vez de “Fotozine: Leitura e Apresentação de Publicações Independentes”, com o artista visual e fotógrafo Douglas Mendonça (MG). Trata-se de um recorte da pesquisa do palestrante sobre autoras e autores mineiros que possuem material publicado de forma independente por meio de fanzines e fotolivros. Douglas Mendonça investiga linguagens e narrativas imagéticas principalmente da fotografia de rua, dos retratos e da fotografia experimental. O vídeo será exibido no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, e no Facebook e site do Circuito.

Já no dia 27, às 15h, acontece a oficina “Montando uma Exposição ‘na tora’”, do artista, pesquisador e produtor cultural Luiz Lemos (MG). A atividade se divide em duas partes: primeiro, a partir do dia 22, será disponibilizada no YouTube da Fundação Municipal de Cultura uma videoaula voltada para artistas e interessados das artes visuais, que busca, por meio de experiências do ministrante, facilitar a organização de mostras visuais desenvolvidas com baixo recurso e pouco apoio. No dia 27, o encontro com o ministrante pelo Zoom vai debater a videoaula e abrir espaço para a troca de ideias sobre montagens de exposições independentes. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 26, pelo link da Sympla.