Processo de Candidatura

Descritivo

O passado ensina, o futuro aponta os caminhos. 
 

Belo Horizonte foi designada à Rede de Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia em 30 de outubro de 2019. O processo para concorrer a uma das vagas na Rede começou, no entanto, em 2018, quando a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, se empenhou em construir uma candidatura sólida, que representasse o setor gastronômico belo-horizontino de forma real e diversa. Para isso, convidou a sociedade civil, toda a cadeia produtiva da gastronomia, órgãos públicos e privados, além de atores que desenvolvem trabalhos nos outros sete campos criativos da Rede - Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Literatura, Música e Arte Midiática -  para, em conjunto, discutirem quais as temáticas, características e projetos que fariam parte do dossiê, documento que selaria a candidatura junto à Unesco.

A seguir, resgatamos alguns marcos fundamentais desse processo:

Reunião Processo de Candidatura / Acervo BeloturABRIL DE 2018
Foram realizadas as primeiras reuniões com os órgãos do setor público para apresentação de uma Minuta do Programa PANELA, que estrutura o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, quando foi identificada a necessidade de criação da Comissão Intersetorial de Gastronomia.

AGOSTO DE 2018
O Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Especial de Cultura, abriu processo de seleção para oferecer 15 Consultorias Especializadas a candidatas ao título de Cidades Criativas. Belo Horizonte, por intermédio da Belotur, concorreu com outras 23 cidades e foi contemplada com o quinto lugar geral no Brasil, tendo recebido a melhor nota em relação ao campo Gastronomia.

OUTUBRO DE 2018
Foi realizado, em Belo Horizonte, o Encontro das Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia, que direcionou esforços locais para promover o intercâmbio entre as cidades membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco pela gastronomia, contando com a participação de delegação representante de Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e do Peru que, representado pelo Escritório de Turismo do país no Brasil, apresentou seu case de sucesso no setor criativo. No Encontro, foi possível compartilhar experiências de candidatura das cidades membro, bem como as boas práticas associadas à gastronomia.

Essa aproximação contribuiu imensamente para a compreensão da importância da consolidação das políticas e ações, públicas e privadas, em prol do fortalecimento da identidade gastronômica belo-horizontina e da cadeia produtiva do segmento, bem como para a importância estratégica da inserção na Rede. O levantamento de dados do setor criativo e o engajamento da sociedade civil no processo demandou articulação dos diversos atores da cadeia produtiva da gastronomia e de outros campos criativos da cidade. Foram diversas frentes de atuação numa perspectiva de integração e transversalidade de toda a cadeia da economia criativa local.

ABRIL DE 2019
Foram realizados, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, 2 encontros públicos com envolvimento de 240 lideranças representativas da sociedade civil organizada, de atores da cadeia criativa da cidade e de representantes dos poderes públicos municipal e estadual. Também aconteceram 5 oficinas de trabalho para elaboração do Dossiê Técnico, que contou com cerca de 90 pessoas dessa representação.

JUNHO 2019
No dia 4 de junho a documentação foi submetida à representação da Divisão de Nações Unidas - Comissão Nacional para a Unesco no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, acompanhada de cartas de apoio do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e de instituições gastronômicas de relevância nacional. Nesta etapa, apenas quatro cidades seriam escolhidas para representar o país em nível mundial. 

Encontro Cidades CriativasJULHO 2019
A notícia do endosso a nível nacional veio em 27 de junho. Belo Horizonte oficialmente passou a concorrer a duas vagas na Rede, ao lado de mais três cidades: Aracaju (SE), no campo criativo da Música, Cataguases (MG), pelo Cinema, e Fortaleza (CE), por Design e Moda. Enquanto o resultado não vinha, o que se viu foi um verdadeiro empenho do setor gastronômico em apoiar a candidatura, mostrando que Belo Horizonte já era, de fato, uma cidade da gastronomia. 
 
OUTUBRO 2019
Belo Horizonte se torna Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, e passa a fazer parte de da rede criada em 2004. Ela está entre as 246 cidades que trabalham juntas para alcançar um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos de âmbito internacional.

FUTURO
O título passa a ser motivo de ainda mais trabalho, especialmente em ações em longo prazo que já fazem parte do projeto de valorização da gastronomia desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, com coordenação da Belotur. Além da instauração de uma governança, outras ações foram desenhadas, contemplando políticas públicas inovadoras; estudos e monitoramentos sobre os setores criativos; a integração do município com os circuitos limítrofes e a ampliação da oferta de roteiros gastronômicos de experiência. 

Essas ações e a própria candidatura à Rede de Cidades Criativas integram o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, que tem como objetivo posicionar e qualificar Belo Horizonte e região como polo turístico gastronômico de relevância, por intermédio de políticas públicas e da articulação entre a cadeia produtiva. O objetivo é aquecer o setor, criando novas oportunidades de investimento, crescimento e geração de emprego e renda.