Foto Cássio Campos
Foto Cássio Campos

DOCUMENTÁRIO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DA CASA DO BAILE EM ESPAÇO MUSEAL É DESTAQUE NO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam o documentário "Casa Museu", atividade educativa da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, que integra a programação do Pampulha Território Museus, na 19ª Semana Nacional de Museus. Através do vídeo, o público poderá conhecer dois importantes momentos históricos da Casa, em que se imaginou um uso diferente do projeto original dos anos 1940. A ideia dessas iniciativas era transformar o edifício, que inicialmente foi pensado para ser um restaurante dançante, em um museu. O primeiro projeto foi concebido no início dos anos 1980, um "Pequeno Museu Redondo". O segundo momento, no fim dos anos 1990, transformaria o espaço no atual Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Esta ação é um desdobramento do processo de pesquisa realizado pelo educativo da Casa. As duas partes do documentário está disponível aqui na galeria do site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br, no dia 22 de maio, às 14h. 

Na primeira parte do documentário é enfatizado o período do início dos anos 1980, em que a Casa estava sem um uso definido e com perdas no projeto original de arquitetura e paisagismo. Diante desse cenário, o artista José Alberto Nemer, o museólogo francês Pierre Catel e o arquiteto Oscar Niemeyer se reúnem para elaborar um projeto que transformaria  a Casa numa espécie de "Pequeno Museu Redondo".

Na segunda parte serão apresentados os depoimentos de Priscila Freire e Flávio Carsalade, que juntos a outros nomes e ao próprio Oscar Niemeyer, participaram da Comissão Consultiva da Casa do Baile, em 1998, cujo objetivo era redefinir a vocação do espaço, que se transformou no Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, em 2002.

A atividade é gratuita, virtual e foi produzida respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19.