Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo: “Cloro, o palhaço engolidor de letras” - Memorial Vale

Descrição

08/08 – “CLORO, O PALHAÇO ENGOLIDOR DE LETRAS”, COM DIEGO GAMARRA

Dia 8 de agosto, domingo, às 11 horas, o palhaço Diego Gamarra apresenta o espetáculo “Cloro, o palhaço engolidor de letras”, no YouTube do Memorial Vale. A apresentação foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021. Na história, Cloro está de férias no planeta das letras. Rodeado de livros, ele faz malabarismo de erros ortográficos e mágicas gramaticais em busca de conhecimento. Na tentativa de preencher as páginas brancas da vida, Cloro engole letras porque precisa preencher os vazios. Ao bom entendedor, palavras bastam! O evento integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Vale.

O espetáculo CLORO, O PALHAÇO ENGOLIDOR DE LETRAS nasceu da junção entre circo e literatura. Em 2018, Diego Gamarra participou de uma experiência maravilhosa em um projeto que levou literatura, educação e arte para os povos amazônicos. O AMAZÔNIA DAS PALAVRAS, que acontece anualmente, leva literatura itinerante às comunidades da Amazônia Brasileira através dos Rios Negro, Amazonas e Madeira. Durante os 1300 km de percurso, o projeto vai embarcando nas cidades ribeirinhas desse entorno para realizar oficinas de literatura e fechar a programação com um espetáculo circense. Diego foi o convidado do ano de 2018. Ele concebeu e praticamente criou um espetáculo em curso, em processo, ao longo das apresentações, entendendo a resposta do público e a repercussão do que criava em cena. Nasceu ali o mais recente espetáculo do repertório do artista: CLORO, O PALHAÇO ENGOLIDOR DE LETRAS. Como forma de dar continuidade ao processo criativo, Diego convida o artista Rafael Mourão para dirigir e formatar definitivamente seu espetáculo. Juntos criaram a dramaturgia e a concepção final do espetáculo solo.

A versão apresentada é uma cena curta-metragem audiovisual, adaptada para a versão digital. Como artista da cena, inquieto, se sentiu desafiado a adentrar nesse universo digital e ampliar o acesso do seu trabalho para além do tempo e espaço. Com essa experiência, pretende colocar outras camadas no processo de criação e recepção do espetáculo que nasceu nos rios da Amazônia. Diego Gamarra é um artista circense, argentino, radicado em Belo Horizonte há 13 anos, com 23 anos de atuação na área cultural. Como palhaço, exerce sua profissão ocupando praças e espaços alternativos. Já se apresentou em diversos festivais, encontros e projetos culturais na América latina, Centro-América e Europa.

Realizou trabalhos humanitários em zonas de risco (já apresentou na maioria das comunidades de Belo Horizonte), áreas de catástrofes (percorreu com a alegria do palhaço diversas escolas que funcionaram como albergue após a inundação do Rio Paraná e Salgado em 2004 na Argentina). Trabalhou como palhaço de hospital em Doutores da Alegria em BH no ano 2012 e no Instituto Hahaha de 2013 a 2016. Idealizou e construiu a Casa Circo Gamarra, espaço cultural localizado na Vila Dias, numa área de vulnerabilidade social, onde promove diversos eventos artísticos com acesso gratuito, bem como oficinas, intercâmbio e compartilhamento artístico também gratuito.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito