Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo: “Princesa Frida” - Diversão em Cena online da ArcelorMittal

Descrição

Apesar de um destino não muito semelhante ao das princesas de histórias infantis, Frida já tem uma versão teatral infanto-juvenil para os contos de fada.

Em contexto de pandemia, o musical “Princesa Frida” da Cyntilante Produções ganha, no dia 9 de maio (domingo), uma adaptação com duração de 50 minutos para Youtube que será transmitida, ao vivo, a partir das 16h, no programa Diversão em Cena online da ArcelorMittal, pelo facebook Diversão em Cena e pelo canal da Fundação ArcelorMittal. Por ser data especial, as atrizes vão ler, ao vivo, mensagens enviadas pelo público para as mães.

Classificação indicativa: infanto-juvenil.

Em razão da acentuação da pandemia, a versão digital traz trechos do espetáculo gravados, alternados com momentos de interação, ao vivo, com o público. “Entendemos que o elemento que não pode faltar nas lives é aquele que mais temos sentido falta no dia a dia: a interação. Isso gera empatia e aquece os corações”, explica o diretor artístico da Cyntilante Produções, Fernando Bustamante.

No palco do teatro, com distanciamento de três metros entre elas (mas aproximadas digitalmente na telinha pelo recurso do chroma-key), as duas atrizes interagem com o público que está em casa, respondendo em tempo real as mensagens de afeto dos espectadores para suas mães, num formato de correio elegante. “Há mais de um ano experimentando formatos diversos para o teatro no digital, o teatro remoto é o que mais nos contempla e funciona com o público, em termos de qualidade, interação e segurança”, explica Fernando Bustamante.

Segundo o artista, graças à tecnologia, “para o espectador, as atrizes parecem estar juntas na tela e conseguem até se tocar, como se dessem um abraço”, acrescenta. Há anos circulando pelos palcos mineiros, o espetáculo “Princesa Frida” apresenta uma banda de atores e bonecos, com encenação visualmente diversa que mescla artes plásticas, teatro e música, assim como se dá na vida e na obra da pintora Frida Kahlo.

Na história, a paz e as cores do reino de Coyoácan são ameaçadas pelo General Mucha Dolor que tem poderes necessários para derrotar a Rainha Kahlo e assumir o trono.

Com a ajuda do sapo Diego, a Princesa Frida tem a missão de salvar o reino através da pintura.

Na adaptação para o Youtube, a beleza visual e a poesia da dramaturgia se mantém, bem como as referências para as músicas, cenários e figurinos - totalmente inspiradas na cultura mexicana e alemã, ambas muito presentes na formação da artista. “Em momento algum queremos em cena um relato biográfico.

A dramaturgia brinca livremente com fatos e nomes relacionados à vida da artista”, explica Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante Produções.

Localização
online
Video

 

Data
a
Vencedor de três prêmios COPASA/SINPARC 2015 (Melhor atriz coadjuvante, Melhor figurino, Melhor Trilha Sonora), espetáculo adapta a trajetória da pintora para os contos de fada e, na versão digital, aposta na interação, ao vivo, com o público.
Entrada
Gratuito