Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo “Um dia, 40 minutos”, do Coletivo Indisciplinar

Descrição

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe, hoje, sexta-feira, dia 8 de novembro, às 20h, o espetáculo “Um dia, 40 minutos”, do Coletivo Indisciplinar. Com concepção, produção e performance de Bianca Sanches e Julia Bernardes, o espetáculo tem como ponto de partida a memória afetiva e sensorial das casas de infância das artistas para falar sobre as relações entre corpo, espaço e experiências. A peça foi selecionada por meio do edital CenaPlural 2019.

A cena-performance “Um dia, 40 minutos” foi criada a partir de investigações artísticas que o Coletivo Indisciplinar vem experienciando acerca das práticas e poéticas do “habitar” e dos diferentes estados de presença de um corpo – corpo-passagem, corpo-permanência, corpo-habitante, corpo-morada. Tem como ponto de partida a memória afetiva-sensorial das casas de infância das artistas vistas pelo olhar do presente. Ações, lembranças, imagens, gestos e estados de presença são revisitados, apresentando-se como uma maneira de (re)desenhar e (re)construir experiências de um dia comum nestas casas.

Guiadas por chaves de rememoração como sons, cheiros, objetos e cores, as artistas – em um movimento dialógico entre imagem e movimento – são convidadas a (re)memorar e (re)inventar fragmentos de suas histórias conectando o corpo presente a um espaço-corpo-lembrança. Assim, a cena propõe uma diluição e um tensionamento entre realidade e ficção, passado e presente, memória e fabulação, buscando estabelecer outras relações entre aquele que está em cena e aquele que aprecia, o público.

Data
Peça no Teatro Raul Belém Machado aborda relações entre memória, corpo e espaço.
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim