Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Artes Cênicas

#Quarentemas - 16o. episódio -“Sin Aire”, com Javier Galindo

Descrição

O ator colombiano Javier Galindo é o convidado do 16o. episódio da websérie #Quarentemas, com estreia no dia 7 de janeiro, quinta-feira, às 20h. Intitulado “Sin Aire”, o vídeo inédito mostra um sujeito que começa a dar muita importância aos fatos noticiados ao longo da quarentena e isso vai afetando cada vez mais o seu estado de vida, potencializando o drama de ficar confinado.

O episódio abre a programação de 2021 e será exibido pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no youtube.com/teatroemmovimento. Residente em Belo Horizonte há 15 anos, Javier Galindo conta que o convite para integrar a série veio do diretor Gilberto Scarpa, com quem já teve outras parcerias no teatro.

Para construção do roteiro, ele conta que recebeu o gatilho a escala das coisas. “Isso levando em conta como as coisas durante a pandemia ganham outras proporções. Aí tive como ideia falar sobre a falta de ar - por causa da asma que tenho - e a bombinha veio como objeto dessa ideia”. Para desenvolver ele explica que teve o auxílio da diretora geral da websérie Inês Peixoto, assim como de Scarpa. ”Apresentei as ideias e eles foram me ajudando a materializar a cena.

As notícias do mundo durante a pandemia vai tirando a paz do personagem e ele vai se estressando por vários fatos (fogo na Amazônia, os governos atuais, números de contágio, etc)”, adianta. Sozinho em cena, para as filmagens, Javier contou com o auxílio do amigo de cinema, Byron O’Neill. “Ele operou a câmera e fomos encontrando juntos as ideias e a fotografia. Eu tenho conhecimento sobre roteiro e direção, então fizemos uma boa dupla. Foram longas e divertidas horas”, lembra.

Para ele, uma reflexão que o episódio traz é o conteúdo consumido durante a pandemia. “Acredito que o fato de se ver afetado por notícias externas, podem causar ansiedade e angústia nas pessoas. Acho que a montagem faz rever como é o nosso contato com o mundo “real” e as notícias em geral”.

Localização