Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Cefart às Sete

Descrição

A Fundação Clóvis Salgado apresenta, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, o programa Cefart às Sete. A partir do dia 12 de julho (terça-feira), sempre às 19h, a Escola de Música do Cefart realiza uma série de apresentações no Teatro da Biblioteca Estadual de Minas Gerais.

Os concertos apresentarão trabalhos das práticas em conjunto desenvolvidos pela escola durante todo o ano de 2022, e tem entrada gratuita.

Dividido em seis apresentações, sempre às terças-feiras – dias 12/07, 26/07, 23/08, 06/09, 13/09 e 20/09 – o programa Cefart às Sete busca levar ao público concertos desenvolvidos pela Cefart BigBandGrupo de Cellos do CefartCamerata de ViolõesOrquestra de CâmaraBanda Sinfônica e Roda de Choro.

PROGRAMAÇÃO

12/07 | Cefart BigBand – A Cefart Bigband foi criada com o intuito de desenvolver as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado. A proposta concilia atividades de caráter artístico e pedagógico, buscando inspiração no formato das big bands, as famosas orquestras de jazz. Coordenado pelo professor Camilo Christófaro (Contrabaixo), o Grupo tem cumprido um papel extremamente relevante na formação dos alunos, habilitando-os para a performance, improvisação e interpretação de música popular, diversificando assim seus caminhos de inserção no mercado de trabalho.

26/07 | Grupo de Cellos do Cefart – Formado por alunos da classe de violoncelos, coordenado pela professora Glaucia Furtado. O objetivo do grupo é proporcionar aos alunos experiências da pratica em grupo, onde o instrumento, violoncelo, é capaz de explorar toda sua capacidade técnica e sonora, devido a sua versatilidade e grande extensão melódica, como em uma orquestra completa. O Grupo de Cellos do Cefart apresenta arranjos e transcrições de obras, de diferentes níveis técnicos. Em seu repertorio incluem obras de compositores brasileiros e estrangeiros, como Mozart, Beethoven, Bizet, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, dentre outros.

23/08 | Camerata de Violões – A Camerata de Violões do Cefart apresenta um trabalho de música de câmara desenvolvido pelos professores Gustavo Bracher e Luiz Braz Francisquini. O grupo apresenta a diversidade do violão e a pluralidade musical dos estudantes, com um repertório que passeia entre o erudito e o popular, músicas instrumentais, canções acompanhadas pelo violão e músicas de câmara.

06/09 | Orquestra de Câmara – A Orquestra de Câmara do Cefart tem como objetivo desenvolver as habilidades de prática em conjunto, possibilitando aos alunos terem a vivência de conceituadas obras do repertório orquestral. Atualmente, a orquestra faz parte do currículo de formação do instrumentista e ensaia semanalmente, sendo dirigida pelo maestro Gilson Silva.

13/09 | Banda Sinfônica – A Banda Sinfônica do CEFART foi criada com o objetivo de potencializar as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Cefart e de valorizar a música original para Banda, uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. O grupo mantém viva uma rica tradição do Estado de Minas Gerais de manutenção e valorização das Bandas de Música. Regida pelo Professor Gilson Silva, o grupo é formado por cerca de 30 alunos dos cursos de sopros e percussão.

20/09 | Roda de Choro – Coordenado pelos professores Márcio Barbosa e Francisco Rosa, a roda de choro é uma prática musical coletiva dedicada ao repertório da música popular urbana para formação instrumental de grupo de choro. O repertório didático tem diferentes abordagens de acordo com o nível do estudante.

Localização
Praça da Liberdade, 21 - Savassi.
Centro-Sul
Data
a
a
a
a
a
a
Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
Entrada
Gratuito