Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Fevereiro Centro Cultural Salgado Filho

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural Salgado Filho logo abaixo.


Artes visuais
  • Exposição Irmãos Mamedes | Presencial 

A exposição das obras dos Irmãos Mamedes (BH) acontece dentro da Programação “Circuito da Diversidade” do Circuito Municipal de Cultura. De um quintal em Venda Nova para os mais fantásticos universos, os desenhos dos Irmãos Mamedes nos transportam para imaginários cheios de criaturas mágicas, monstros, heroínas e vilões – personagens criados pelos três jovens diagnosticados com síndrome de Asperger, que encontraram na arte sua forma de expressão e sua chave para interação com o mundo. As obras são feitas em grandes formatos, com giz de cera sobre papel e apresentam composições sofisticadas, com uso de angulações, perspectivas e dinamismo, frutos de muita prática e observação. Além de utilizarem a mesma técnica, os jovens artistas dividem um mesmo ateliê, improvisado no quintal de casa pelos pais, Walter da Cruz e Luzinete Mamedes, que dedicam suas vidas ao suporte dos três filhos.
Público: livre. 

Até dia 12/2, no horário de funcionamento do CCSF

Multáreas
  • Exposição MIS BH: TV Itacolomi – A Pioneira de Minas

Em resgate à história da televisão em Minas Gerais, a exposição TV Itacolomi – A pioneira de Minas, realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. Fundada em 1955, ela foi um importante marco para o desenvolvimento das comunicações no Estado, além de exercer grande influência sobre a vida cultural em Belo Horizonte, impulsionando o surgimento e o crescimento de diversos artistas mineiros. 
Público: livre. 

De 15/2 a 14/4, no horário de funcionamento do CCSF

Música
  • Coro Bora Cantar Diversidade (EVENTO ADIADO) 

Participação do coro inclusivo e diverso “Bora Cantar Diversidade”, que desde 2017 é acolhido pela direção do Conservatório de Música da UFMG, onde realiza os ensaios. Com quatro anos de atuação, seus integrantes são conduzidos unicamente pelo desejo de cantar.
Público: livre. 
Em breve informaremos nova data. 

  • Pocket Show Forró Cabra Cega

O show do grupo Forró Cabra Cega (BH) integra a programação “Circuito da Diversidade” do Circuito Municipal de Cultura, em formato presencial, no Centro Cultural Salgado Filho. O Circuito é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

O grupo Forró Cabra Cega tem mais de 20 anos de existência e é formado exclusivamente por músicos portadores de deficiência visual, remanescentes das bandas Forró no Escuro e Bão Dimais. O grupo sempre teve como bandleader e mentor o Jerônimo Rocha. Propõe um show com emoções únicas, com um repertório de forró cuidadosamente formado por grandes sucessos que vão do mestre Gonzagão, Dominguinhos, Anastácia, Geraldo Azevedo e Alceu Valença até releituras de compositores mineiros e canções autorais.
Público: livre. 

Dia 5, sábado, às 11h30

Oficinas e cursos
  • Oficina Teatro Autobiográfico

Oficina de dramaturgia e atuação para solos ministrada pela atriz e dramaturga Rita Maia. A oficina é inspirada no processo de criação do Solo Ciclos e oferece, na metodologia abordada, atividades de construção dramatúrgica e cênica que se alimentam de material autobiográfico, muito comum nos processos criativos de solos.
Público: a partir de 16 anos. 12 vagas.

Dias 5 e 12, sábados, das 13h às 17h

  • Descomplicando Editais

Momento de conversa e reflexão voltado à compreensão de projetos culturais.
Público: artistas e empreendedores culturais. Atividade on-line.
Agendamento: ccsf.fmc@pbh.gov.br

 


Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais

Horários de funcionamento presencial:

  • Terça a sexta, das 9h às 19h
  • Sábados: das 9h às 17h
  • De terça a sexta, a biblioteca funciona até as 18h

 

Video

 

Informações
Data
a
Consulte a programação para verificar as datas, horários e como se inscrever nas atividades.
Entrada
Gratuito