Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Dança

Live com Palestra-Performance com Bethania Gomes "Escuta Beatriz Nascimento" (Internacional)

Descrição

Realização de uma palestra-performance ao vivo pela bailarina Bethania Gomes dentro das plataformas do Circuito na programação do Terça da Dança. A atração é a abertura da Residência Artística do CRDançaBH, 1a edição.Essa ação é realizada em parceria com o Instituto Goethe.

Sinopse 

Retirada do documentário “O negro – Da senzala ao soul” (1977), a fala da historiadora sergipana Beatriz Nascimento sobre a invisibilidade dos povos negros e indígena no roteiro escrito por mãos brancas, é alocada na faixa intitulada Escuta Beatriz Nascimento e é ouvida sobre a música que brota do toque do piano de Zé Manoel, no álbum Do Meu Coração Nu.

O corpo performativo através das suas memórias e provocações. O vídeo tem como proposta apresentar a relação de saudade, amor e cumplicidade entre mãe e filha. Retratando a história de luta da historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos humanos dos negros e mulheres brasileiras, Maria Beatriz Nascimento.

Minibio

Bethania Gomes é a primeira bailarina brasileira do Harlem Dance Theatre e atual instrutora de dança da instituição nova-iorquina. Nasceu no Rio de Janeiro. Seguiu carreira de dança no balé clássico, foi da companhia Dance Theatre of Harlem, tornando-se a primeira afro-brasileira a chegar ao posto de primeira bailarina . Ela foi orientada e dirigida por Arthur Mitchell. Atualmente é professora , coach e coreógrafa na mesma companhia e em outras instituições afro-americanas, como Collage Dance Collective e Alvin Ailey.

Bethania também se dedica a curar as obras de sua mãe, Beatriz Nascimento, se dedicando ao seu legado e se tornando ela mesma ativista . Seu primeiro trabalho em relação à sua mãe foi o livro “Todas as Distâncias” (2015), uma coleção de poemas e aforismos, em colaboração com o professor , escritor e biógrafo Alex Ratts. (Universidade de Goiânia, Brasil). Seu trabalho mais recente foi colaborar com os acadêmicos Christen A. Smith (University of Texas, Austin) e Archie Davis (Kings College, Londres) para a primeira série de trabalhos de Beatriz em inglês: "In Front of the World: Nascimento "(Antipode, 2021).

Classificação: livre 

Acessibilidade: libras

Forma de veiculação: LIVE YouTube e site

 

Localização
on-line
Informações
Data
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim