Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Dança

“Movimento Derivado” - Cia Ananda, Cia de Dança Contemporânea

Descrição

A Cia Ananda – Cia de Dança Contemporânea (coletivo de artistas que investiga novos modos de ser e fazer dança) estreia o trabalho “Movimento Derivado”, em parceria com a artista de dança, literatura e pintora, Graziela Andrade.

Diálogos entre o movimento dos corpos e as artes visuais dão o tom da criação, que tem a pintura como ponto de partida. Dirigido pela dançarina, coreógrafa e fundadora da companhia, Anamaria Fernandes, e pela artista parceira, o espetáculo será apresentado nos dias 28 e 29 de maio, sexta e sábado, às 19h, ao vivo, pelo Youtube da Cia (Cia Ananda).

No momento da transmissão, pinturas serão projetadas nas paredes da casa de cada dançarino.

Os artistas da Cia. Ananda experimentam individualmente improvisações de seus corpos com as imagens: fusões, sobreposições, contrapontos. De casa, o público assiste, no Youtube, ao balé de corpos que, digitalmente, compartilham um mesmo ambiente virtual via streaming, resultando em um único espetáculo.

“Os dançarinos vão compartilhar com a plateia seus processos de investigação sobre as telas pintadas pela Graziela Andrade.

A proposta é que cada artista reverbere suas sensações sobre as pinturas, por meio da dança e das suas sensações naquele momento. É uma improvisação, mas que já foi estudada durante a criação do espetáculo.

Ou seja, houve o processo de investigação, mas a cada novo encontro dos bailarinos com as obras pictóricas, são impressas sensações diferentes. Porque nada está pronto, estão todos abertos para o momento do encontro”, explica Luana Magalhães, que é bailarina e uma das produtoras do projeto.

Na estreia (28), as dançarinas Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Juliana Cancio e Jo Caravelli vão compartilhar os seus processos de investigação em relação a tela “Epitélio”. No segundo dia (29), os dançarinos Samuel Carvalho, Anna Paula Santos, Luana Magalhães e Eduardo Henrique vão interagir com a obra “Roturas”.

Junto aos dançarinos, são incorporados à cena também os trabalhos de vídeo de Luísa Machala e Gilberto Goulart e as trilhas sonoras de Inácio Silveira e Fellipe Miranda.

A partir dessa conexão e da direção de Anamaria Fernandes e de Graziela Andrade, um profissional irá realizar a condução dos elementos de composição em transmissão ao vivo. “Por isso o nome Movimento Derivado: um movimento que deriva do outro, do outro e do outro.

Que não tem fim”, afirma Luana Magalhães. Montado durante a pandemia, o projeto emerge da clausura coletiva, momento em que a artista Graziela Andrade cumpre quarentena em seu ateliê improvisado, em que os dançarinos e a diretora da companhia, Anamaria Fernandes, estão espalhados em pontos da cidade, e até mesmo em outras regiões do Brasil, cada qual em seu espaço de isolamento.

“Neste momento, em que artistas do mundo todo reinventam seus modos de ação, Movimento Derivado é, antes de tudo, uma experiência sensível de partilha.

O projeto acredita que o diálogo formado entre estas linguagens artísticas com o uso da tecnologia enriquece o saber e amplia as possibilidades de criação em arte, oferecendo novos caminhos do sensível e possibilitando novas experiências aos artistas e ao público”, diz Anamaria Fernandes.

Localização
Video

 

Data
a
Dirigida por Anamaria Fernandes, em parceria com Graziela Andrade, criação apresenta diálogos entre a dança e as artes visuais. Apresentações serão ao vivo e cada artista estará sintonizado da sua própria casa, encontrando-se com o público através da tela, em tempo real e via Youtube da Cia.
Entrada
Gratuito