Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Dança

Voguing Opera

Descrição

A música erudita e a dança voguing se unem no projeto Voguing Opera, que vai reunir artes e artistas para contar uma história, revisitando o passado através de uma dança contemporânea.

A ação, inédita em Belo Horizonte, vai promover o encontro de dois universos aparentemente bem distantes, o da música clássica e a dança voguing - um estilo inspirado nas poses dos modelos das páginas da revista Vogue.

O projeto vai acontecer em março, de forma híbrida, em diferentes frentes de ação: bate-papo e aulas práticas, presencial, com os artistas Safira Ninja Avalanx, Amerikana Puzzle e Timmy 007 e apresentação artística com suas perfomances gravadas e exibidas pelo canal do Youtube do ECA - Espaço de Cultura e Arte , realizador do projeto.

O bate-papo vai acontecer dia 11 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Lindéia Regina, às 19h; dia 12, sábado, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, às 15h terá uma aula prática; e dia 13 de março, domingo, no Centro Cultural Urucuia, às 15h, mais uma aula prática.

O vídeos inéditos estreiam nos dias 16, 23 e 30 de março, quartas-feiras, às 16h. “Mais do que erudição de uma dança popular ou de popularizar uma ária de ópera erudita, esse projeto é o encontro de dois universos que se dialogam para criar algo completamente novo.

Ele também cumpre um papel social e de legitimação, já que o voguing oferece um espaço para a cultura GLBTQI+ sobreviver. Afinal de contas, o voguing é uma forma de expressar a verdade do eu, de contar uma história e de apresentar qualquer tipo de identidade”, explica o idealizador e produtor, Ricardo Matosinho, do ECA - Espaço de Cultura e Arte.

O projeto Voguing Opera é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra. Para as apresentações artísticas inéditas, que serão registradas em vídeo, foram escolhidas três músicas ícones do repertório erudito, passando pelos períodos Barroco, clássico e romântico.

São elas: Hallelujah (Aleluia), parte do oratório “Messias” (1741) de Georg Friedrich Händel; Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen (A vingança do inferno ferve no meu coração), mais conhecida com Rainha da Noite, ária da ópera “A Flauta Mágica” (1791) de Wolfgang Amadeus Mozart; e L'amour est un oiseau rebelle (O amor é um pássaro rebelde), mais conhecida como Habanera, ária da ópera “Carmen” (1875) de Georges Bizet. Exclusivamente para o projeto, A DJ EVEHIVE e o DJ B o u t remixaram as obras de Ópera e acrescentaram as características sonoras do Vogue Beat, trazendo a Cultura Ballroom.

O voguing é um estilo de dança inspirado nas poses que os modelos fazem nas páginas da Vogue, e igualmente influenciado pelos hieróglifos do Antigo Egito e pelos movimentos de ginástica.

Frequentemente, a persona adotada pelos voguers é uma paródia codificada da feminilidade tradicional, que tanto glorifica como subverte ideais de beleza, sexualidade e classe.

O voguing tem as suas origens na Nova Iorque dos anos 80, tendo sido criado pelas comunidades negras e latinas LGBTQI+ do Harlem.

A dança voguing é uma das manifestações da Cultura Ballroom, movimento político, de ocupação de espaços e de celebração da diversidade de gênero, sexualidade e raça.

Localização
Centro Cultural Lindéia Regina - Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Bairro Regina (Barreiro)
Centro Cultural Bairro das Indústrias - Rua dos Industriários, 289 - Indústrias I (Barreiro)
Informações
Data
a
a
a
a
a
a
Projeto celebra a cultura LGBTQIA+ com uma inusitada mistura que valoriza a expressão de diferentes identidades.
Entrada
Gratuito