Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Literatura

Recital “Oferenda para os Orixás”, com o músico Silas Prado - Memorial Vale

Descrição

Saraus literários e musicais, shows, teatro, exposições e bate-papo sobre dança estão na semana de 8 a 14 de dezembro no Memorial Vale. Em homenagem ao aniversário de 123 anos de Belo Horizonte e aos 300 anos de Minas Gerais, o Educativo do Memorial Vale preparou ações especiais. 

11/12 – RECITAL OFERENDA PARA OS ORIXÁS, COM SILAS PRADO

No dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 19h30, o Memorial Vale apresenta o recital “Oferenda para os Orixás”, com o músico Silas Prado. O projeto consiste no encontro de dois universos musicais: o dos instrumentos percussivos de manifestações culturais afro-brasileiras e o dos instrumentos de sopro presentes na tradição mineira das bandas de música.

O evento faz parte do projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale. Este projeto surge da vivência do artista Silas Prado como músico/pesquisador, iniciada na infância, na Banda de Música de Francisco Dumont/MG, onde iniciou sua vida musical e esteve perto das tradições afromineiras. Assim, teve o aprendizado no interior mineiro, em que o sagrado encontra o profano e as cerimônias viram festas. Essa trajet

ória musical é um exemplo de quanto as tradições afro-brasileiras estão presentes em Minas Gerais. Dessa forma, o objetivo é proporcionar o encontro do som das bandas de música e das claves percussivas afro-brasileiras. Silas Prado é Saxofonista e Flautista, natural de Curvelo. Seu primeiro instrumento na banda de música onde começou a tocar aos 10 anos foi o trombone.

Posteriormente, aos 18 anos, começa a trabalhar em Belo Horizonte e a se fixar como saxofonista. Formou-se em 2016 na Faculdade Livre de Música Popular – BITUCA. Em 2017, entra para o curso de Música Popular da UFMG. Na sua trajetória, Silas teve como professores músicos como Cléber Alves, Mauro Rodrigues, André Limão Queiroz, Rafael Martini, Ian Guest, Gilvan de Oliveira, Pedro Motta e outros.

Silas é líder do grupo de música instrumental brasileira Outra Coisa. É membro da Geraes Big Band – UFMG, na qual teve a oportunidade de tocar com músicos como Leitieres Leitte, Eduardo Neves, Benjamim Taubikin, Itiberê Zwarg, Lars Møller dentre outros. Também trabalhou com artistas como Léo Ferreira, Lu Mattos, Babadan Banda de Rua, Dom Pepo, Iconili, Aurora Boreal Jazz Band, Orquestra de Choro da UFMG, Quartetos de Saxofones da UFMG, dentre outros.

Data
a
Entrada
Gratuito