Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Maestro e Pianista Cubano Nestor Lombida - Live Dando Corda

Descrição

No dia 22 de julho, quarta, a Orquestra Sesiminas Musicoop convida o maestro e pianista cubano Nestor Lombida para a live Dando Corda, que toda semana traz personalidades da cena musical brasileira para um papo descontraído com o maestro Felipe Magalhães. A transmissão acontece às 21h30 pelo instagram @orquestrasesiminasmusicoop. Radicado em Belo Horizonte há 29 anos, o tecladista, arranjador e regente, formado pela Universidade de Havana, onde atuou como professor, conta as primeiras impressões de quando chegou ao Brasil “Temos as mesmas raízes africanas e um comportamento quase similar na hora da festa, do encontro, do carnaval”. O artista morou em Curitiba, no Rio de Janeiro, mas decidiu ficar em Minas.

“O mineiro demora a dar confiança, mas depois surge uma amizade”, conta o maestro que é apaixonado pelo pão de queijo. “Isso não existe na região do Caribe”. Nestor Lombida já realizou arranjos para a Orquestra Sesiminas Musicoop. “Sou parceiro antigo dos tempos em que o arranjo ainda era manuscrito”, lembra. Além de arranjador é professor de música e leciona há bastante tempo sobre a influência da cultura africana na música do mundo “Toda américa, por exemplo, recebeu essa herança.

Quantos tipos de samba existem no Brasil? 101 tipos. Sem falar das misturas entre eles. Quando você entra na Bahia, no Rio de Janeiro, cada região vai ter um tipo de sincretismo, que não vem só da Europa, mas dos 54 países africanos”.

O professor explica que quando os negros chegaram no Brasil, como escravos, “acabaram se misturando entre eles, porque não conheciam a língua do colonizador”, explica. Além disso, o maestro e professor destaca que na África a música tem uma importância que transcende a ideia de arte: “a palavra arte não existe em duas mil e poucas etnias africanas. Se não existe a palavra, não existe uma estética como tal. Vamos pensar um orixá, xangô. Tocam para o orixá, mas não fazem um concerto. A música tem uma função social”. SOBRE NESTOR LOMBIDA Nestor Lombida é tecladista, arranjador e regente cubano, formado na universidade de Havana, onde foi professor. Atuou também como arranjador da TV Cubana.

Foi maestro da Big Band do Palácio das Artes. Ministra os cursos de História do Jazz, Harmonia e prática em conjunto Jazz.

Localização
Informações
Data
No dia 22 de julho, quarta, o experiente maestro e pianista cubano fala sobre “A Influência Africana na Música pelo Mundo”. A transmissão começa às 21h30 do instagram da Orquestra.
Entrada
Gratuito