Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Musical Galanga Chico Rei - Com Maurício Tizumba

Descrição

Maurício Tizumba traz ao Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 1 de fevereiro, dentro da 46º Campanha de Popularização do Teatro & Dança, o musical Galanga Chico Rei, que tem texto de Paulo Cesar Pinheiro.

Como um griot, um narrador africano, Tizumba conta a história do lendário rei do Congo –

Galanga - que, trazido como escravo para o Brasil, consegue comprar sua própria alforria e a de muitos dos seus súdidos trabalhando em uma mina de ouro de Ouro Preto (Mina Chico Rei). Galanga, que no Brasil foi rebatizado Francisco, tornou-se devoto de Nossa Senhora do Rosário. Para homenageá-la, construiu uma igreja dedicada à ela e realizava festas com cantigas e músicas em devoção à santa. Nessas festas ele era reverenciado novamente como um Rei do Congo por seus súdidos, sendo chamado Chico Rei, dando origem, assim, à tradição do Congado em Minas Gerais.

Maurício Tizumba dirige e encena a peça em formato solo e tem a participação dos músicos Everton Coroné, Sergio Silva e Alysson Salvador.

Localização
Grande Teatro do Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro
Centro-Sul
Video

 

Data
Maurício Tizumba traz ao Palácio das Artes no dia 1 de fevereiro, sábado, às 20h, a história do rei negro que, escravizado no Brasil, fundou o Congado.
Entrada
Pago