Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Nossa Música na sua casa - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Descrição

Que tal a Filarmônica ainda mais perto de você? Nossos concertos estão temporariamente suspensos, mas continuamos levando nossa música até você.

Neste período, você poderá assistir a apresentações, gravadas no últimos anos, além de outros vídeos sobre o universo da Filarmônica e da música de concerto. O programa "Concertos em sua casa" tem apresentações gravadas e disponibilizadas todas às sextas-feiras, às 20h30, no canal do Youtube. No Instagram, os músicos da Filarmônica também disponibilizam vídeos com obras executadas por eles, dentro de casa, durante período de quarentena. Estes vídeos estão online toda terça-feira. Já às quintas, o maestro Fábio Mechetti também vai fazer indicação de uma obra que considera essencial.

Também é possível acompanhar o grupo através do podcast “Filarmônica no Ar”, lançado em março e disponível nas principais plataformas de streaming. 

 

Programação Concertos em sua casa (sempre às 20h30):

15/05: Richard STRAUSS | Ein Heldenleben, op. 40 / A Hero's Life / Uma vida de herói Fabio Mechetti, regente Estreada em Frankfurt, sob a regência do próprio Richard Strauss, em 1899, "Uma vida de herói" demonstra o amadurecimento e maestria do compositor na consolidação de sua linguagem. Enraizada no Romantismo, mas prodigamente ramificada pelo século XX, esta obra abre caminho para novas possibilidades musicais, exploradas pelo compositor em obras subsequentes. Neste poema sinfônico, Strauss trabalha a ideia dos artistas enquanto heróis e se baseia na própria vida para colocar, em primeiro plano, a realidade sonora da construção musical.

22/05: Sergei RACHMANINOV | Symphony No. 3 in A minor / Sinfonia nº 3 em lá menor, op. 44 Fabio Mechetti, regente. A terceira e última sinfonia de Sergei Rachmaninov estreou em novembro de 1936 nos Estados Unidos, sob a regência de Leopold Stokowski. Uma peça carregada de memórias melancólicas de sua terra natal, a Rússia, que "entretanto se moderniza pela ciência dos timbres orquestrais e pelo senso admirável dos detalhes", conforme análise do pianista Paulo Sérgio Malheiros dos Santos, autor de nossa nota de programa para esta sinfonia. Ela é formada por três movimentos, sendo o segundo com a dupla função de adagio e scherzo.

29/05: André MEHMARI | Divertimento Fabio Mechetti, regente. “Divertimento” celebra a diversidade da música e do perfil do próprio compositor, um dos mais importantes da cena contemporânea brasileira e que dedica seu talento ao grande universo da música, seja ela de orquestra, instrumental ou popular, em variadas formações. Estreamos e gravamos esta obra em 10 de dezembro de 2015, na Sala Minas Gerais. A obra foi encomendada pela Filarmônica para comemorar a inauguração de sua sala de concertos.

Localização
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito
Tags