Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Programação Gruta Online | Ao vivo – Junho

Descrição

"Josy.anne é uma atriz que canta". Artista versátil, a belo-horizontina transita entre a música e o teatro, entre o tambor e o neon, situando-se na “negra ressonância mineira”. Josyanne é, também, o novo nome artístico de Josi Lopes, que soma uma longa carreira como atriz, cantora e batuqueira.

Nesta sexta-feira, dia 4 de junho, às 21h, ela fala sobre o processo de composição de seu primeiro disco cheio, “Mozamba”, num bate-papo ao vivo que integra a programação virtual da Gruta.

A live será conduzida pelo ator e cantor Marcelo Veronez (um dos gestores do espaço cultural), e ainda terá a apresentação de algumas canções, sendo uma delas inédita.

No dia 18 de junho, a partir das 21h, é a vez da DJ Fê Linz apresentar um cardápio musical variado, cheio de brasilidades dos anos 60 aos 90.

A programação online da Gruta, espaço icônico para a cena underground de BH, começou em abril e vai até agosto deste ano, visando resistir aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o projeto contempla a realização de apresentações musicais, bate-papos, festas com DJs e ações cênicas.

Todas as atrações serão exibidas ao vivo no Zoom e no YouTube, e os links estão no Linktree, na bio do Instagram da Gruta.

Segundo Josy.anne, o bate-papo vai abordar as diferentes ramificações de seu processo criativo junto às possibilidades da voz.

“Vou falar do meu processo como como cantora, dentro da música instrumental, do teatro e, agora, da canção popular, também como compositora.

Vou abordar essa minha pesquisa e vivência que mistura o tambor mineiro com a música popular brasileira, numa junção com o pop e o eletrônico”, afirma, lembrando que a proposta norteia a construção de uma estética que vem desde seu primeiro trabalho, o EP “Essência” (2016).

“De lá para cá, venho experimentando e sustentando essa linguagem que chamo de negra ressonância mineira. Uma busca que aprofunda o olhar da mulher negra para o reinado”, completa.

Nos últimos anos, além de lançar “Essência” e videoclipes como “"Candombeiro" (2017) e "Cantadeira" (2018), a artista circulou com shows como "Essência do Tambor" e "Batuques e Rimas", e integrou a banda instrumental Iconili, que lançou em 2019 o álbum “Quintais”, com sua participação.

No teatro, atuou em espetáculos musicais como “O Negro, a Flor e o Rosário”, “Oratório, a Saga de Dom Quixote e Sancho Pança”, com Sergio Pererê, Maurício Tizumba e a Cia Burlantins. Tammbém participou do elenco de “Zumbi”, remontagem do musical épico brasileiro de Augusto Boal, com direção de João das Neves e direção musical de Titane, entre outros.

Além de Josy.anne e Fê Linz, a programação da Gruta Online em junho traz duas edições da Agenda Trevosa da Wanira Vampira (Wagner Alves, artista, performer e integrante do coletivo que atualmente gere a Gruta).

A ideia é promover conversas sobre filmes de terror com convidados especiais, sempre com tradução em libras, transpondo para o virtual os papos com Wanira que aconteciam na Gruta, antes da pandemia, às segundas-feiras (dia de folga dos trabalhadores da cultura).

Neste mês, serão abordados os temas "Aliens: O Mistério Está lá Fora", no dia 7, às 21h; e "Alô, Varginha", no dia 21, às 22h30, com a participação da artista Tamira Mantovani.

* 4/6, sexta-feira, às 21h – Bate-papo e pocket-show com Josy.anne

* 7/6, segunda-feira, às 21h – Agenda Trevosa da Wanira Vampira - "Aliens: O Mistério Está lá Fora"

* 18/6, sexta-feira, às 21h –Discotecagem com DJ Fê Linz

* 21/6 - segunda-feira, às 22h30 – Agenda Trevosa da Wanira Vampira - "Alô, Varginha", com Tamira Mantovani

Localização
online
Video

 

Informações
Data
a
a
a
a
Programação online do espaço em junho traz bate-papo com a cantora nesta sexta (4), e DJ Fê Linz, no dia 18
Entrada
Gratuito