Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Show: “Sambilolado e Trem Negreiro” - Projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale

Descrição

31/01 – TREM TAN TAN: SAMBABILOLADO E TREM NEGREIRO

No dia 31 de janeiro, às 16 horas, o Memorial Vale traz o grupo Trem Tan Tan para apresentar o show “Sambilolado e Trem Negreiro”. Será uma síntese dos últimos trabalhos produzidos pelo coletivo, um repertório recheado de sambas reflexivos, românticos, funk, samba rock e outros que fazem denúncias sociais dos preconceitos vividos pelo cidadão com sofrimento mental.

A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale.

O grupo musical Trem Tan Tan tem duas décadas de trajetória artística. É formado por um coletivo de compositores portadores de sofrimento psíquico. Nascido nas oficinas dos Centros de Convivência Venda Nova e Providência, dispositivos da Política de Saúde Mental de Belo Horizonte, o coletivo propõe a inserção social, o resgate de cidadania do cidadão com sofrimento psíquico e o tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio.

O nome Trem Tan Tan também é o título de uma música criada pelo grupo e faz referência aos trens que, na década de oitenta, levavam loucos de hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio da cidade de Barbacena.

O coletivo Trem Tan Tan é o primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico, a realizar um show em teatro, assim como a realização do DVD, que propõe um registro sonoro das histórias de vida e inclusão, mostrando sua irreverência e criatividade associados ao discurso a favor da liberdade, da sustentabilidade e de uma Sociedade sem Manicômios.

O coletivo coleciona em sua trajetória artística dois Cds (Trem Tan Tan e Sambabilolado), além de ter participado em importantes eventos na cidade e outros estados, acumulando em sua história um conjunto de premiações.