Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Religioso

Concerto em homenagem às Mães - Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Descrição

O período colonial foi marcado por um profundo sentimento religioso cujo ápice acontecia durante as celebrações litúrgicas. Essas ocasiões norteavam a vida cotidiana, situações em que a música antiga florescia em seu apogeu. Inspirado em momentos como esse é que foi criado o projeto “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais”.

A iniciativa da Associação Cultural Canto Livre, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da CSN, está trazendo de volta algumas das mais belas composições do período em ações educativas e concertos.

Em Belo Horizonte, o concerto será em homenagem às mães e inspirado na devoção à Virgem Maria, com participação especial da meio soprano Aline Lobão.

A apresentação gratuita está marcada para o domingo das Mães, 8 de maio, às 16h30, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. A música no período colonial foi um importante instrumento para a formação de uma sensibilidade barroca única em Minas Gerais.

A orientação participativa e altamente emotiva das festas coloniais e a devoção à Nossa Senhora_ cujo legado se mantém presente nas celebrações religiosas de cidades históricas do estado _, motivava a atuação de músicos amadores, semi-profissionais e profissionais, contratados para tocar e cantar nas celebrações.

A movimentação cultural em torno das festividades acabou dando origem a um rico patrimônio imaterial simbolizado pelas composições daqueles tempos, agora resgatado em concertos pelo Coral Cidade dos Profetas.

Além de Congonhas, que recebeu a apresentação de estreia, e Belo Horizonte, que receberá um concerto com repertório inspirado no Dia das Mães e na devoção à Virgem Maria, com composições como a Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina), tradicionalmente conhecida como Salve Rainha, o projeto homenageará outras celebrações marcantes ocorridas em Ouro Preto, São João del Rei e Diamantina.

Nas ocasiões, a programação chegará, também, em formato de workshops, palestras e ainda sessões comentadas do documentário sobre o trabalho de preservação da música colonial mineira realizado pelo grupo.

Em cada cidade, os concertos terão a participação de solistas e orquestra convidada, com um repertório em homenagem aos compositores cujas obras marcaram época. Manoel Dias de Oliveira, Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita, Padre João de Deus Castro Lobo, Marcos Coelho Neto e Jerônimo de Souza Lobo são alguns exemplos dos compositores terão suas obras apresentadas. “Por meio do projeto queremos aproximar este legado do grande público, em recitais em igrejas, reproduzindo a mesma atmosfera do período colonial.

Esperamos que às novas gerações tenham, assim, a oportunidade de vivenciar esse rico patrimônio do povo mineiro que é cada vez mais raro de se ouvir no presente”, explica o maestro Herculano Amâncio, regente do Coral.

Durante os concertos, o repertório será gravado ao vivo e, posteriormente, lançado virtualmente e disponibilizados gratuitamente.

Localização
Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Rua da Bahia,1596 - Bairro Lourdes
Video

 

Informações
Data
a
O grupo fará na capital a segunda apresentação da turnê do seu novo projeto: “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais”, dia 8 de maio, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes.
Entrada
Gratuito