Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Vídeo

Territórios Culturais - Link de Mestre #8

Descrição

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre - Episódio 8 - Técnicas de Bambu com Lúcio Ventania e Márcia Vilella - Cultura Popular

Sinopse: O oitavo episódio da série “Link de Mestre”, do Projeto Territórios Culturais, conta a história de Lúcio Ventania, morador de Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Márcia Vilella, moradora do bairro São Geraldo, em Belo Horizonte.

Lúcio Ventania é um dos principais propagadores do uso do bambu na construção civil, reconhecido internacionalmente pelo trabalho como mestre bambuzeiro e educador. Recebeu a premiação de sustentabilidade Planeta Casa, organizada pela revista Casa Claudia, nos anos 2000. Atualmente dirige o Cerbambu Ravena, centro voltado para pesquisa e desenvolvimento de metodologias para a popularização do material no Brasil. Coordena também o Projeto Ravena 30, com o objetivo de desenvolver e manter a cadeia produtiva do bambu por 30 anos na região, em Minas Gerais. O Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais funciona como uma construtora e escola: elabora e executa projetos arquitetônicos em bambu. Lúcio também presta serviços, consultoria, comercializa produtos, ministra cursos técnicos e desenvolve projetos sociais. 

Márcia Vilella é advogada e acupunturista. Em 1994 esteve na China para um aprimoramento em acupuntura e teve a oportunidade de conhecer inúmeras utilizações do bambu. Voltou disposta a aprender mais sobre o assunto com o mestre Lúcio Ventania. Foi sua aluna durante seis meses e, desde então, tornou-se bambuzeira e instrutora de cursos. Trabalhou no Instituto Boa Esperança e Iara Tupinambá, ministrando cursos em várias cidades do interior de Minas Gerais. Atualmente possui sua própria oficina no São Geraldo, bairro onde mora.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 05/08
 

Localização
Youtube da Fundação Municipal de Cultura e Facebook/Instagram do Circuito

Data
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Tags