Eventos /  Cinema la la-ticket green  /  Audiovisual

Curtas - Circuito Cine Clube

Descrição

Curtas  -  Circuito Cine Clube: 

● Exibição da Websérie “Saberes do Sagrado” da Associação Filmes de Quintal e Iphan 2015/Brasil/5 episódios com duração aproximada de 30min cada/Livre 
● Exibição do longa “A Rainha Nzinga Chegou”, de Júnia Torres e Isabel Casimira Gasparino 2019/Brasil/74min/Livre

Sinopses:
Saberes do Sagrado [Websérie Audiovisual] -uma série de encontros visando a transmissão e a troca de saberes e de fazeres inscritos nas práticas dos reinados. Os dois primeiros episódios foram dedicados aos cantos, toques, orações e procedimentos executados por cada guarda ou reino onde mestres e integrantes puderam compartilhar suas experiências. Os encontros foram realizados na Irmandade de Ibirité e na Irmandade Os Ciriacos, em Contagem. Os encontros seguintes, realizados na sede da Guarda de Congo e Moçambique Treze de Maio, no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, foram dedicados ao fazer dos instrumentos sagrados: a caixa de folia, a gunga e o patangome.
 
A Rainha Nzinga Chegou - A Rainha Nzinga (séc XVII) inspira a comunidade do Reino Treze de Maio, uma irmandade negra de caráter essencialmente religioso que descende da espiritualidade e das normas praticadas por Nzinga, mas que não está na África e sim em Minas Gerais. Antigos reinos banto com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, (re)existem hoje nas terras alhures das Minas Gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica Nzinga, às terras dos reis do Congo, aos cantos de Angola, pelos descendentes da eterna Rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme.

Exibição através da mídia: YouTube
Filmes disponíveis até 07/06/2020

Localização
Youtube da Fundação Municipal de Cultura
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Tags