Eventos /  Circuito la la-ticket green  /  Cultural

Circuito Municipal de Cultura

Descrição

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC, o Circuito Municipal de Cultura objetiva descentralizar e democratizar o acesso a uma programação cultural diversa e expressiva, ao longo de doze meses.  

                 
Mais de 150 atrações artísticas (teatro, dança, circo, música, audiovisual, literatura, artes visuais, contação de histórias e culturas tradicionais e populares) e ações de formação vão acontecer nos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura (centros culturais, teatros, museus, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, bibliotecas, MIS Cine Santa Tereza, Escola Livre de Artes), além de parques e praças da cidade, da Zona Cultural Praça da Estação e de três bairros que integram a Regional Leste de Belo Horizonte: Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril.      

                 
Potencializar a programação cultural e artística de Belo Horizonte, por meio da valorização da produção local e de atrações relevantes do cenário cultural brasileiro, de forma descentralizada, para atender a todas as regiões da cidade. Essa é a proposta do Circuito Municipal de Cultura.

Programação de lançamento e que integra o aniversário de 122 anos de Belo Horizonte

06 de dezembro (sexta-feira) 

Viaduto Santa Tereza

19h - DJ Pat Manoese. Pat Manoese traz em seu repertório influências da Urban Music, Black Music, de ritmos latinos, africanos e brasileiros.

19h e 20h – VJ Suave – Suaveciclo (Audiovisual - SP)

Suaveciclo é um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixa de som e baterias. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas e lagos, criando momentos únicos entre a cidade e o espectador.

19h30 – Tamara Franklin (Música – BH)

Tamara revela seu olhar ao congregar RAP, samba, reggae, baião, tambores e cantos africanos em um único show. A artista alcançou reconhecimento em Minas Gerais, principalmente por sua versatilidade ao transitar com o RAP entre os vários segmentos da música negra e popular.

20h30 - Rincon Sapiência (Música – SP)

Artista de grande destaque na atual cena da música brasileira, Rincon garante que o show do seu segundo álbum está pautado pela musicalidade do pop contemporâneo africano.
 

07 de dezembro (sábado) 

Centro Cultural São Bernardo

Das 9h e 18h – VJ Suave – Floresta Encantada (Audiovisual - SP)

A instalação interativa proporciona uma conexão com a energia invisível da natureza. O projeto permite que o espectador, ao colocar os óculos de realidade virtual, seja transportado para a Floresta Encantada, lar de energias místicas, sabedorias ancestrais e elementos marcantes da cultura, fauna e flora brasileira.

Centro Cultural Nordeste - Usina de Cultura

10h – Banquete Público - Comer pela Memória: um possível lugar de experimentações (Gastronomia – BH)

Comer pela memória é um projeto da cozinheira e pesquisadora Patrícia Brito, que busca nas comunidades tradicionais formas de fazer e comer por meio das narrativas orais. O banquete propõe a experimentação alimentar, estimulando o paladar e as memórias de quem participa e sugerindo sabores e formas em um jogo estético. 

Centro Cultural Padre Eustáquio

11h - Velha-Guarda Musical de Vila Isabel (Música – Rio de Janeiro)

O show canta e conta a história do bairro de Vila Isabel e da sua Escola, que se confunde com a história do samba carioca. No repertório, músicas de Noel, Ataulfo, Lupicínio, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Zé Ketti e muitos outros. 


08 de dezembro (domingo) 

Centro Cultural Alto Vera Cruz

A partir de 9h – “Janela Urbana” com Luna Bastos, Wanatta Rodrigues e Fênix (Artes Visuais - Teresina e Belo Horizonte)

Luna traz reflexões e representações simbólicas acerca da realidade, do cotidiano e das construções de identidade e relações humanas na contemporaneidade. Wanatta possui uma produção que retrata, por meio de um olhar sensível, questões étnico-raciais e de representatividade feminina na cultura hip-hop. A grafiteira e ilustradora autodidata Fênix desenvolve o seu trabalho nos muros da cidade desde 2016, enaltecendo o poder da união, da tolerância e do equilíbrio.

Centro Cultural Venda Nova

11h – Pia Fraus – “Gigantes do Ar” (Circo/Teatro – São Paulo)

Esse espetáculo é um conjunto de esquete inspirados nas populares apresentações de circo-teatro, reunindo palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes em uma atmosfera de humor e poesia circense. 

Centro Cultural Vila Fátima

16h – Grupo Maria Cutia de Teatro - “Auto da Compadecida” (Teatro – Belo Horizonte)

O Grupo Maria Cutia apresenta o espetáculo com texto de Ariano Suassuna e concepção e direção-geral de Gabriel Villela. A peça conta as aventuras de João Grilo e Chicó no sertão da Paraíba. 

Centro Cultural Salgado Filho

17h – Orquestra Ouro Preto e Grupo Pigmalião Escultura que Mexe – “O Pequeno Príncipe: Concerto para Narrador e Orquestra” (Música e Teatro de bonecos – Ouro Preto/Belo Horizonte)

Inspirado na antiga Coleção Disquinho, que embalou a imaginação de crianças por mais de 30 anos, o universo de Antoine de Saint-Exupéry ganha uma nova versão criada pela Orquestra Ouro Preto. A adaptação do Maestro Rodrigo To olo tem música original de Tim Rescala, um dos mais premiados compositores brasileiros. Os bonecos que contam a história são criação do Grupo Pigmalião.

Centro Cultural Urucuia

18h30 - Preta Poeta e convidados, Confronto Urbano e Coletivoz (Literatura e Artes Visuais – Belo Horizonte) 
 

Preta Poeta realiza um sarau convidando poetisas negras de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Confronto Urbano é um evento de arte urbana que propõe o encontro de artistas urbanos por meio de Duelo de Tags. Já o Coletivoz é um sarau de periferia que promove encontros de poesia e propõe um espaço aberto e democrático.     

Centro Cultural Pampulha

19h30 - VJ Suave – Suaveciclo (Audiovisual - SP)

Suaveciclo é um triciclo audiovisual adaptado com projetor, computador, caixa de som e baterias. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas, lagos e propõem, de forma lúdica, a interatividade dos desenhos de luz com o público, criando momentos únicos entre a cidade e o espectador.    

12 de dezembro (quinta-feira) 

Praça da Estação

20h – DJ Black Josie                
20h30 – Abertura e VJ Suave com Vídeo Mapping “Roda de Fogo”. Projeção em estruturas de grandes dimensões com fachadas de edifícios.        
21h – Jorge Ben Jor. Show com seus grandes sucesso

Informações
Horários
a
Programação de abertura: de 6 a 12 de dezembro de 2019
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Acessibilidade parcial
REALIZAÇÃO
Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura
Você também pode se interessar