Eventos /  Congresso la la-ticket green  /  Agrícola e Agropecuária

VI Congresso Brasileiro de Heveicultura – CBH

Descrição

O Congresso Brasileiro de Heveicultura – CBH é um dos mais importantes Fórum Brasileiro de intercambio e atualização sobre diferentes assuntos ligados ao setor de borracha natural Brasileiro.

O objetivo do evento é discutir alternativas capazes de driblar os problemas de desenvolvimento da cadeia econômica da seringa no Brasil.

Além de mostrar os avanços do setor, o evento é uma boa oportunidade para se conhecer as demandas do mercado, além de novas oportunidades de negócio.

A programação é diversificada durante os três dias de evento. Já no primeiro dia, o público entra em contato com o cenário atual e as tendências da produção e do mercado da borracha. No segundo dia, palestras com temas atuais acerca da produção de seringueira no Brasil e no mundo serão os destaques, além da apresentação de trabalhos de pesquisa na forma de pôsteres. Para encerrar a 6ª edição do CBH, o terceiro dia de evento traz palestras sobre diferentes aspectos de gestão da produção de borracha.

No Brasil, o estado de São Paulo é hoje o maior produtor de borracha natural, responsável por 58% da produção.

De forma geral, o Brasil, centro de origem e da diversidade genética da seringueira, responde por apenas 1,4% da produção mundial do produto, o que equivale a 192 mil toneladas por ano. Em um mercado que cresce em média 2,3% ao ano, e que tende a alcançar um consumo de 505 mil toneladas em 2024, a demanda futura por borracha natural será o foco do 6º CBH.

Em Minas Gerais, a produção de borracha natural está mais concentrada no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata. De acordo com o presidente do 6º CBH, Antônio de Pádua, mesmo com o fato de Belo Horizonte estar um pouco distante das principais zonas plantadoras de seringueiras do estado, as expectativas de atração de produtores e empresários para a edição desse ano são boas.

 

 

Localização
EMATER - Belo Horizonte
Av. Raja Gabáglia, 1626 - Bairro Gutierrez
Oeste
Informações
Data
a
Em especial para os empresários rurais e industriais, produtores, pesquisadores, extensionistas, professores, consultores, prestadores de serviços, estudantes de graduação e pós-graduação, instituições públicas e privadas e demais agentes de desenvolvimento que atuam na cadeia agroindustrial da borracha natural.
Entrada
Pago
PROMOÇÃO
CEDAGRO / EPAMIG / Sec. Agricultura, Pecuária e Abastecimento /MG
REALIZAÇÃO
EMATER/MG / Sec. Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MG / SIF