Eventos /  Curso la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Minicurso "Dimensões do Território: Um percurso nos museus como espaços de uso misto”

Descrição

De que modo os museus ampliam suas ações programáticas, espaciais e curatoriais? Quais são as formas que emergem da relação entre as programações, espaços e curadorias e para as quais os museus precisam estar atentos? Estas perguntas são o ponto de partida para a programação do minicurso “Dimensões do Território: Um percurso nos museus como espaços de uso misto”. O fio condutor deste encontro é a tradução inédita do texto “A função segue a forma: como espaços de uso misto constroem comunidades”, da pesquisadora, consultora, professora e escritora norte-americana Elaine Heumann Gurian. 

Três sessões serão dedicadas a um mergulho no qual teceremos os conceitos do texto com as experiências e exemplos trazidos pelas convidadas e o público. Assim mesmo, a publicação "Território Educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha" inspira duas sessões do minicurso. Como parte do lançamento do mesmo, as sessões são uma oportunidade de conhecer o material e juntos expandir seus usos na Pampulha e além. 

 

O minicurso integra a programação do Pampulha Território Museus e acontece nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2021, divididos em cinco sessões. Ao longo dos três dias de curso, Gurian, a pesquisadora, educadora, curadora e organizadora do evento, María Eugenia Salcedo, dos educadores dos museus da Pampulha e de outros especialistas convidados imergem nas dimensões do território do fazer-museu através de um percurso reflexivo e prático tendo como ponto de partida o conceito de “espaços de uso misto”. Elaborado pela urbanista Jane Jacobs nos anos 60 e amplamente utilizado desde então para descrever os fenômenos urbanos, olharemos para como este conceito lança luz na interação entre o planejamento espacial, a programação e o surgimento de atividades sociais não planejadas no contexto dos museus. 

A atividade é on-line, gratuita e conta com tradução simultânea inglês-português. Para participar do evento, os interessados devem realizar inscrição pelo site https://cutt.ly/eEURpyq, até o dia 6 de outubro às 9h. Os participantes receberão o texto "A função segue a forma: como espaços de uso misto constroem comunidades", de Gurian, traduzido em português, assim como o material "Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha", ambos em formato virtual. O minicurso conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América.

Programação dia 6 de outubro 

14h às 17h30 

Sessão 1 - Adentrando os espaços de uso misto e sua relação com os nossos museus. 

Sinopse: Começaremos nosso percurso olhando para alguns conceitos básicos presentes no texto de Gurian traduzido para este minicurso. Teremos em vista uma discussão sobre os recursos que os nossos museus têm e consequentemente as responsabilidades que assumimos por meio dos espaços e programações. 

Sessão 2 - Território Educativo: Uma leitura a partir dos museus da Pampulha 

Sinopse: Em uma leitura conjunta da publicação "Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha", o convite é a reflexão de como o material educativo criado para o Pampulha Território Museus pode ser usado no contexto da mediação dos equipamentos culturais deste território. Um exercício de criação, reflexão e diálogo. 

Programação dia 7 de outubro 

14h às 17h30 

Sessão 3 - Ecologias museais: o que temos a dizer sobre diversidade, os espaços do museu e seus públicos. 

Sinopse: Pegando emprestado o conceito de ecologia como o estudo das relações recíprocas entre o ser humano e seu meio moral, social e econômico, o foco está em como os museus enxergam as relações presentes nos seus espaços e programações. 

Sessão 4 - Território Educativo: Expandindo territórios 

Sinopse: Navegaremos por meio da narrativa de Valquíria Prates*, pelas inúmeras leituras possíveis da publicação no contexto da Pampulha e além. Como uma das autoras de "Território educativo: um convite para a criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha", conheceremos o fio condutor que costura conceitualmente o material e se expande território afora. 

*Valquíria Prates é pesquisadora de mediação cultural, processos colaborativos em artes e livros de artista para crianças. É fundadora da AVE (Agência de Viagens Espaciais), plataforma móvel de investigação que atua na criação de laboratórios, bibliotecas e exposições, realizando programas públicos, ações formativas, oficinas, cursos, encontros, publicações, ocupações e dias de campo com pessoas de todas as idades.

Programação dia 8 de outubro 

16h às 18h 

Sessão 5 - Dimensões do Território: O que estamos pensando agora? 

Sinopse: Em uma sessão que junta as vozes presentes no minicurso olharemos em conjunto para as dimensões do território prático e conceitual experienciados nas sessões anteriores. Também buscaremos elaborar, juntamente com o público, quais são as questões que nos movem individualmente e coletivamente nos nossos territórios, museus e programações. 

O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. A atividade acontece respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

 

Informações
Data
a
Entrada
Gratuito
Tags