Eventos /  Curso la la-ticket green  /  Cultural

Da invenção à excelência - O livro impresso, de 1450 a 1570

Descrição

Com a proposta de ampliar o conhecimento do público a respeito do universo da leitura e da literatura, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais oferece o minicurso gratuito “Da invenção à excelência - o livro impresso, de 1450 a 1570”.

A atividade será realizada de forma presencial, no setor de Obras Raras da Biblioteca Estadual.

As inscrições podem ser feitas até 13 de maio, por meio de preenchimento de formulário on-line. Ao todo, são 20 vagas.

O minicurso será ministrado pelo historiador e gestor cultural Afonso Andrade.

A proposta do curso é mostrar a trajetória do livro impresso, desde seu aparecimento no ocidente, por volta de 1450, sua expansão pela Europa e seu desenvolvimento, principalmente pelos tipógrafos italianos em Veneza, onde as obras impressas ganharam um salto de qualidade em sua produção.

A atividade também apresentará o contexto histórico dessa trajetória e outros aspectos relativos à impressão, distribuição e comércio dos livros no período.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns dos livros que integram o vasto acervo do setor de Obras Raras, que reúne importantes publicações de diferentes períodos da literatura mundial.

O minicurso "Da invenção à excelência - o livro impresso, de 1450 a 1570" tem carga horária total de 6 horas. Ao fim da atividade, os participantes receberão um certificado, que será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição.

Localização
Biblioteca Pública de Minas Gerais - Praça da Liberdade, 21 - Bairro Funcionários
Centro-Sul