Eventos /  Curso la la-ticket green  /  Educação

Curso: "Crítica de Artista | Crítica de Arquivo”

Descrição

O Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura - criado em 2017 pelos fotógrafos Guto Muniz, Madu Dorella e Beto Eterovick para a difusão das artes da imagem, em tempos de pandemia, amplia seus horizontes para as artes da cena. Neste sentido, a primeira oficina “Crítica de Artista | Crítica de Arquivo” será ministrada pela pesquisadora em artes cênicas, jornalista e crítica teatral, fundadora da revista eletrônica Questão de Crítica (2008), Daniele Avila Small (RJ).

As aulas on-line terão início na próxima segunda-feira, 15 de junho. Mais informações sobre inscrição e valores no site: www.nucleofac.com.br. Segundo a pesquisadora, a proposta do

curso é estimular a produção de textos reflexivos sobre as artes cênicas na contemporaneidade, a partir de registros de espetáculos filmados. “Acho importante que artistas assumam essa voz, peguem a palavra, com um pensamento crítico sobre o teatro, não só do próprio trabalho, mas também sobre as produções de seus contemporâneos, sobre o teatro de sua época”, explica.

A oficina terá seis encontros, às segundas e quintas, entre 15h30 e 17h, nos dias 15, 18, 22, 25, 29 de junho e 2 de julho.

As aulas acontecerão via plataforma zoom no seguinte formato: aula expositiva com os conteúdos propostos, seguida de tempo para o debate e interação entre os participantes.

O curso é direcionado para artistas, estudantes, pesquisadores de artes cênicas e interessados no assunto que tenham experiência na lida com o teatro, a dança ou a arte da performance.

Após o término, cada participante é convidado a produzir um texto crítico a partir dos registros audiovisuais de um ou mais espetáculos, e terá o feedback da ministrante. Em função do isolamento social, a oficina foi elaborada a partir de textos teóricos e de arquivos de teatro disponíveis na web. “A ideia é que a gente consiga olhar para o teatro de outra maneira. Muita gente tem preconceito de ter a experiência de assistir a uma peça de teatro por vídeo.

O registro permite que a gente reveja ou tenha acesso, ainda que parcial, a algo que talvez não pudesse ver ao vivo”.

A oficina surgiu de uma demanda do Circolando de Portugal para integrar a programação on-line da companhia durante o isolamento. “Tive que ser bem criativa”.

Para Daniele, devido ao formato e a proposta teórica, “entendo que é uma oficina que vou continuar a desenvolver mesmo depois da pandemia.

Trabalho com muitas pessoas fora do Rio, então estou acostumada com a interação pela internet.

É bacana ter pessoas de diversos países na oficina”, acrescenta.

Localização
Online
Video

 

Data
a
No dia 15 de junho (segunda), a pesquisadora, curadora e crítica teatral, Daniele Avila Small (RJ), iniciará o curso via zoom, com o objetivo de refletir sobre a crítica como escrita criativa, realizada por artistas da cena.
Inscrições estão abertas.
Entrada
Pago