A atividade busca investigar como a literatura, marcada por complexidades e emoções presentes na vida humana, apresenta um discurso fértil para processos formativos de educadores além de ser inspiradora para uma escrita reflexiva.
Luiza Helena da Silva Christov é doutora e mestre em Educação pela PUC-SP e professora e pesquisadora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores do CNPq e colabora com A Casa Tombada em diferentes projetos, coordenando grupos de estudos e ministrando disciplinas em seus cursos de Especialização e Pós-Graduação. Idealizadora da coleção Coordenadores Pedagógicos (Ed. Loyola), colaborou com a Fundação Carlos Chagas, o Instituto Paulo Freire e a rede SESI de educação, bem como com diferentes secretarias municipais de educação e com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.
O Transversalidades é um curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.