Eventos /  Debate la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Webinar: “Palatnik e a Arte Cinética: uma perspectiva histórica” - CCBB BH

Descrição

Os curadores da exposição “Abraham Palatnik - A reinvenção da pintura”, Felipe Scovino e Pieter Tjabbes, e o historiador da arte, Michael Asbury, conversam sobre o início do panorama da arte cinética no Brasil e, em particular, a trajetória de Abraham Palatnik.

O artista foi um dos pioneiros desse movimento no mundo, aliando conhecimentos matemáticos, como geometria e física, à criação artística. Palatnik tem papel central na discussão sobre o abstracionismo no Brasil.

Ele conjuga o uso de motores mecânicos e lâmpadas com um ritmo de cores e volumes que fazem com que sua obra seja singular.

O campo da arte cinética ganhou novas abordagens com o trabalho desse artista, quando ele passou a fazer uso de materiais pouco associados à pintura.

O campo da arte cinética passou a ganhar novas abordagens com o trabalho desse artista, quando ele passou a fazer uso, por exemplo, de materiais pouco associados à pintura, como a madeira.

As distintas experiências cinéticas realizadas por artistas brasileiros nas décadas de 1950 e 1960, a contribuição de Palatnik na passagem da arte moderna à contemporânea, suas inovações no campo do design e como se deu sua recepção no exterior, são pontos que serão abordados no webinar que acontecerá na próxima quinta-feira (17/06) às 11h, no canal do YouTube do Banco do Brasil.

Para assistir basta acessar o link youtube.com/bancodobrasil

Localização
Video

 

Informações
Data
a
Entrada
Gratuito