Eventos /  Debate la la-ticket green  /  Educação

Jornalismo como Arte com Fabiana Moraes - CCBB Educativo

Descrição

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Curso sobre jornalismo, território, classe e raça, com exibição de reportagens/ações que analisam o discurso sobre pessoas historicamente inferiorizadas - nordestinas, negras, não cisgêneras, pobres. Entender como se dá a manutenção de estereótipos e quais mecanismos os asseguram. Ações de contra-discurso e resistência também são analisadas.

Fabiana Moraes é professora do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Jornalista com doutorado em sociologia, é autora dos livros "Os Sertões", "O Nascimento de Joicy", "Nabuco em Pretos e Brancos" e "No País do Racismo Institucional". Faz parte do conselho da Agência Publica de Jornalismo, atua na The Intercept Brasil e na Organização ÉNOIS. Como repórter, conquistou os prêmios "Cristina Tavares de Jornalismo" e o "Embratel de Cultura". Como escritora, foi duas vezes finalista do "Prêmio Jabuti".

Localização
Online