Eventos /  Debate la la-ticket green  /  Multi-área

“Ações Afirmativas” - FCS

Descrição

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza entre os dias 17 e 19 de novembro, mais uma edição do programa “Ações Afirmativas”, que em 2021 aborda o tema Acessibilidade na Cultura, com destaque para os debates que irão discutir a integração de pessoas com deficiência no setor. Os debates serão on-line, gratuitos e conduzidos por artistas, pesquisadores e especialistas no tema, sendo transmitidos para o público pelo canal de YouTube da FCS.

Para finalizar a programação, haverá exibição, também no YT da FCS, do documentário-espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino” - disponibilizado em duas versões, uma que conta com recursos de audiodescrição e outra com recursos de Libras e legendas.

 

Programação completa:

. Quarta-feira (17 de novembro de 2021) – 19h 

Local: YouTube da FCS (youtube.com/palaciodasartesmg)

Palestra-show “Afinal, onde está a deficiência?”, com Dudu do Cavaco (músico, modelo, palestrante e ator) e Leonardo Gontijo (presidente e fundador do Instituto Mano Down, e formado em Direito e Engenharia Civil).

. Quinta-feira (18 de novembro de 2021) – 19h

Local: YouTube da FCS

Debate 1 – “Educação é para todos”. Nessa conversa com Mariana Rosa (mulher com deficiência, jornalista e educadora popular) e Andréa Werner (jornalista, escritora, ativista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa), com mediação de Fatine Oliveira (publicitária e mestre em Comunicação Social), será debatido como a deficiência instiga novas perspectivas do saber em espaços formais e não formais de educação, a partir de suas experiências pessoais e de pesquisa.

. Sexta-feira (19 de novembro de 2021) – 19h

Local: YouTube da FCS

Debate 2 – “Acessibilidade e Cidadania Cultural”. Ementa: Apresentar e discutir a acessibilidade cultural a partir da perspectiva do exercício da cidadania cultural, entendendo a cultura como um direito humano basilar, onde se deve proporcionar fruição, participação, produção e expressão de vivências de pessoas com deficiência em ambientes culturais. A conversa será com Desirée Nobre (terapeuta ocupacional e doutoranda em museologia) e Viviane Sarraf (fundadora e consultora da Museus Acessíveis e pós-doutora em museologia). A mediação fica a cargo de Many Pereira (produtora cultural e turismóloga).

. Sexta-feira (19 de novembro de 2021) – 21h

Local: YouTube da FCS

Documentário-Espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino”, da Cia Dança sem Fronteiras

Sinopse: A obra presenta diversos personagens incluindo a Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos na penumbra com sua bengala verde e sua roda iluminada; Cecília, jovem que baila com seu olho com grandes cílios e íris e córnea, dançarinas com duas faces, que dançam e refletem suas imagens em um grande espelho, Desfocado que dança com sua pequena roda em sua cadeira de rodas. Todos isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas corporais que às vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.

 

Localização
ONLINE
Video