Eventos /  Debate la la-ticket green  /  Saúde

Live: Ao vivo com a ciência - O papel da saúde pública na contenção da pandemia de COVID-19 (DCE UFMG)

Descrição

A crise provocada pelo COVID-19 fez com que a comunidade da UFMG se deparasse com uma situação de isolamento social. No entanto nossas movimentações e discussões não podem parar e por isso nós do DCE UFMG estamos promovendo discussões diversas sobre a temática da pandemia e seus reflexos na sociedade, afim de promover reflexões e uma relação mais próxima entre os estudantes e a comunidade geral, apesar do isolamento físico. A temática que vamos trazer nessa quarta será “O PAPEL DA SAÚDE PÚBLICA NA CONTENÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19”, pois entendemos a discussão necessária, uma vez que a defesa e fortalecimento da saúde pública é uma questão de primeira ordem no momento.


Será feita uma análise conjuntural da importância do serviço público para manejar a pandemia e reduzir os danos e fazer um retrospecto mais ou menos recente do desfinanciamento do SUS, sucateamento dos serviços, incentivo à iniciativa privada e privatização, precarização das condições de trabalho dos trabalhadores da saúde, discutindo as medidas objetivas mais marcantes que nos trouxeram até onde estamos atualmente (EBSERH, cortes, EC95, nova PNAB) e as questões de maior relevância na saúde desde o começo da pandemia, além de comentários sobre as iniciativas locais da UFMG que têm sido importantes no manejo da pandemia.

O nosso convidado da vez será o professor Bruno Bechara, Professor do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG. Em doutoramento na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, militante do PCB em Minas Gerais. Bora colar com a gente essa quarta, dia 13 de maio às 17h.

Informações
Data
Entrada
Gratuito