Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Documentário: “A Casa Verde de Todas as Cores" - Ateliê Casa Bracher

Descrição

Dia 11 de junho, a artista plástica Fani Bracher completa 77 anos de vida.

Para comemorar, o Ateliê Casa Bracher exibe o documentário inédito “A Casa Verde de Todas as Cores", dirigido por sua filha, Blima Bracher, que apresenta pela primeira vez ao público um recorte da carreira da pintora através de seu mais recente trabalho: 13 grandes painéis pintados nas paredes na casa da família em Piau, na Zona da Mata mineira (fotos em anexo. Crédito de Larissa Bracher).

Fani sempre foi uma artista inquieta e nem mesmo os anos foram capazes de pará-la.

Em 2019, ela começou a fazer intervenções artísticas nos móveis e objetos da casa.

Um dia, já aos 75 anos, subiu em uma escada e começou a desenhar as paredes que logo foram tomadas por pinturas abstratas e coloridas, totalizando 30 metros quadrados de extensão.

As obras acabaram dando origem ao documentário que mostra a realização do último afresco, feito agora, em maio deste ano.

Antes das pinturas ganharem as paredes da casa, Fani pintou diversos objetos e também usou a técnica de craquelê: mesa, cadeira, baús, bule, espelho, azulejos, geladeira ganharam intervenções.

“Gosto muito de interferir no meio em que estou vivendo.

Comecei pintando um lugar de tratar passarinhos que era do meu pai, depois fui para o depósito de lenha. Em seguida, vieram as paredes”, conta a artista.

Diferentemente de seus quadros a óleo, nos quais os tons de cinza e preto predominam, os painéis ganharam cores fortes e vibrantes. “Depois que comecei a trabalhar com chita, perdi um pouco o pudor das cores.

A chita mistura laranja com roxo e dá certo, não tem um filtro”, explica Fani, que pretende estender a pintura para o muro externo da casa. Misturar materiais e elementos é uma marca do trabalho da artista que começou a carreira nos anos 70, em Ouro Preto, onde reside até hoje com o companheiro, o também pintor Carlos Bracher.

Parte de suas obras podem ser vista no tour virtual do projeto Ateliê Casa Bracher, no qual, desde dezembro, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas estão disponíveis online.

O lançamento do doc “A Casa Verde de Todas as Cores" será dia 11, a partir das 20h, pelas redes sociais do Ateliê Casa Bracher (Youtube e Instagram), de graça.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito